Sacar o FGTS sem precisar ser demitido é algo relativamente novo. E como toda novidade, gera muitas dúvidas. É por isso que estamos aqui, para esclarecer os principais questionamentos sobre a antecipação do Saque FGTS, modalidade que permite o recebimento de até cinco parcelas do saque aniversário para qualquer trabalhador brasileiro que opte por essa opção no aplicativo do FGTS.
Antes de seguir, precisamos deixar claro que as perguntas abaixo são reais e foram retiradas de nossos canais de comunicação. Confira!
O que é Saque FGTS?
Muitos trabalhadores pensam que a única forma de sacar o saldo do FGTS é sendo demitido. E, realmente, até pouco tempo, essa era a principal forma de ter acesso ao saldo do FGTS. Mas, recentemente (em 2019, para ser mais preciso) o governo incorporou uma nova opção para o trabalhador receber o dinheiro do FGTS.
Além das tradicionais condições, como rescisão trabalhista e entrada no imóvel próprio, tornou-se possível solicitar o saque aniversário para receber o FGTS.
Com isso, o trabalhador pode realizar um saque por ano, de acordo com uma tabela percentual que usa como referência o próprio saldo do FGTS.
Logo após o lançamento dessa modalidade, foi criado um produto que possibilita antecipar vários saques anuais de uma única vez, para isso, basta realizar a solicitação nesse formulário aqui.
O que é o saque aniversário do FGTS?
É uma nova modalidade, dentro do app oficial do FGTS, que permite a retirada de parte do saldo do FGTS, anualmente, no mês do seu aniversário.
As regras referentes ao saque do FGTS foram alteradas na publicação da lei 13.932 de 2019, acrescentando a opção do saque aniversário no aplicativo.
Quanto é possível contratar?
É possível contratar o valor de até 5 parcelas anuais do saque aniversário do FGTS.
Vou pagar juros para antecipar o Saque FGTS?
Sim, bem pequenos, a partir de 0,99%. Essa taxa é pequena quando comparada aos juros praticados no mercado por outros produtos de crédito pessoal. Por isso, vale a pena antecipar o saque FGTS!
Posso simular o valor disponível para saque aniversário?
Sim, faça sua simulação aqui.
Como baixar o App FGTS da Caixa Econômica Federal?
Abaixo estão os links das duas principais lojas de aplicativos. Ambos são gratuitos, é só baixar:
Quem pode antecipar o recebimento do saque aniversário do FGTS?
Qualquer trabalhador com carteira assinada ou que tenha saldo suficiente para bancar o crédito pode aderir a esta modalidade, que usa parte do saldo como garantia para quitação. Entenda como carteira assinada quem é (ou já foi um dia) contratado com base na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Confira as principais condições para solicitar a antecipação do Saque FGTS:
- Ser maior de 18 anos ou emancipado;
- Possuir conta corrente ou poupança em qualquer banco ou app de carteira digital;
- Ter saldo acima de 500 reais no FGTS;
- Estar com o CPF regular.
Atenção: é preciso ter saldo disponível na sua conta do FGTS (contas ativas e/ou inativas), optar pela modalidade do saque aniversário e autorizar o banco Safra e/ou Facta Financeira SA a consultar o saldo disponível do saque aniversário.
Vou pagar imposto?
Sim, será cobrado o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) por se tratar de uma operação de crédito.
Tenho que pagar mensalmente algum valor como prestação?
Não. A quitação do saldo FGTS é feita anualmente mediante o débito dos recursos (disponíveis e bloqueados) da conta vinculada do FGTS no dia da amortização pelo modelo de saque aniversário. Ou seja, não são feitas cobranças mensais.
Como vou pagar essa antecipação do FGTS?
Será bloqueado o valor correspondente ao percentual do saldo da conta vinculada do FGTS. Este valor será suficiente para, – aplicada a alíquota correspondente ao saldo da conta disponível na data da operação e acrescida a parcela adicional, estabelecida n Anexo à Lei nº 8.036, de 1990, ou em suas alterações posteriores, – realizar o saque aniversário em valor equivalente ao dado como garantia na contratação do crédito.
Meu saldo foi bloqueado no app do FGTS, e agora?
Calma, não se assuste, não precisa se preocupar! A Caixa bloqueia o saldo na conta do FGTS como garantia e libera o valor da antecipação na sua conta no dia seguinte ao contrato.
Seu saldo no aplicativo FGTS da Caixa vai permanecer bloqueado até a liquidação, pois o saldo do seu FGTS foi dado como garantia da operação.
Funciona como um crédito consignado: a parcela é descontada automaticamente, mas não ocorre todo mês, ela é debitada uma vez por ano neste saldo bloqueado diretamente na conta do FGTS.
O que acontece se eu não pagar?
O saldo no FGTS já é um dinheiro do próprio trabalhador, portanto, não há riscos de inadimplência, uma vez que o saldo na conta do FGTS ficará bloqueado até que o valor total da antecipação seja pago. Isso barateia a linha de crédito, tornando-a a melhor do mercado.
Assim como acontece nos empréstimos consignados tradicionais, a parcela do valor emprestado é descontada automaticamente, mas não é todo mês, acontece apenas uma vez por ano. E não é descontada da folha de pagamento, mas no saldo bloqueado diretamente na conta do FGTS.
Consigo antecipar e liquidar o antigo saldo do FGTS?
Sim, é possível pedir a liquidação antecipada do contrato pelo canal do WhatsApp do Saque FGTS (basta clicar no botão verde aqui ao lado). É importante ressaltar que, quando antecipado, o contrato deverá ser liquidado com recursos próprios, não sendo possível utilizar os recursos da conta do FGTS.
Posso voltar à modalidade “Rescisão” após a contratação do saque aniversário?
Caso tenha sido contratado o crédito com garantia do Saque Aniversário do FGTS, a alteração só pode ocorrer após a liquidação de todas as parcelas.
Consigo desbloquear meu FGTS realizando uma liquidação antecipada?
Sim, após a quitação do crédito, o saldo do FGTS será liberado.
Antecipar o recebimento de alguns anos do saque aniversário do FGTS compromete outras linhas de crédito?
Não. Essa linha de crédito não compromete a contratação de outras linhas de crédito e não depende de margem consignável.