No último ano, as buscas pelo aplicativo do FGTS dispararam. O trabalhador quer se informar sobre seus direitos e, principalmente, descobrir o saldo depositado na conta do FGTS vinculada ao CPF dele.
O trabalhador que deseja tomar um empréstimo poderá dar como garantia seu FGTS ou antecipar até cinco parcelas do saque aniversário. É o seu caso? Se sim, o primeiro passo é aprender a consultar o seu saldo no aplicativo da Caixa Econômica Federal.
Vamos detalhar todas as etapas necessárias para que você consiga consultar facilmente seu saldo pelo aplicativo FGTS da Caixa a qualquer momento. Para isso, é preciso seguir todas as fases, sem saltar nenhuma, ok? Vamos lá!
1º Baixar o aplicativo FGTS
O aplicativo FGTS oficial da Caixa Econômica Federal foi disponibilizado nas versões Androide e iOS. Aqui abaixo estão os links das duas principais lojas de aplicativos. Ambas são gratuitos, é só baixar e seguir para o segundo passo.
2º Cadastre-se no aplicativo FGTS
Após instalado o aplicativo, abra e selecione a opção “cadastre-se”.
Feito isso, é hora de preencher todos os dados solicitados. Vale ressaltar que, nessa etapa, as perguntas podem variar de acordo com os dados armazenados pela Caixa Econômica Federal a respeito de cada trabalhador. Portanto, pode ser que para uma pessoa seja perguntada a data de nascimento, e, para outra não. Assim, é possível que uma pessoa responda a 10 perguntas e outras apenas 3.
3º Criar senha no app FGTS
Tenha muita atenção nessa etapa. Por motivos de segurança, o processo de recuperação de senhas da Caixa Econômica Federal é bem burocrático. Há relatos de usuários que levaram meses até concluir o processo de recuperação de senha.
Portanto, recomendamos muito cuidado nessa fase. A senha deve ser segura, mas precisa ser facilmente lembrada. Não crie senhas complexas que você corra o risco de esquecer. Uma senha simples pode ser forte desde que seja memorizada.
4º Acessar app FGTS com CPF e senha
Estamos quase finalizando, agora só faltam mais dois passos. Após o cadastramento, abra o app e informe o CPF e a senha cadastrada. Também serão feitas perguntas complementares sobre sua vida funcional com o intuito de proteger sua privacidade e seus dados.
Após responder a todas as questões, é preciso aceitar as condições de uso do aplicativo, basta clicar em “concordar”.
5º Saldo do FGTS na tela inicial
Pronto, ao cumprir essas etapas, você terá acesso ao aplicativo com todas as informações do seu FGTS, inclusive aquelas referentes aos depósitos realizados por todas as empresas que você trabalhou.
Nesse momento, a pergunta principal será respondida: como consultar o saldo do FGTS? Simples! O saldo do seu FGTS estará na tela inicial do seu aplicativo!
Não consigo acessar o aplicativo FGTS
Se você tiver dificuldades ou, por algum motivo, não conseguir acessar o aplicativo, pode ligar para o número 0800 605 0800. Se preferir, pode ir até o Correspondente Bancário Saque FGTS, localizado na Rua São Paulo, 818 – Sala 1201, no centro de Belo Horizonte (MG). Lembrando que, no local, estão sendo cumpridos todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19.
O melhor disso tudo é que, quando finalizado todo esse processo e você estiver informado sobre o saldo depositado no seu FGTS, será possível antecipar o recebimento desse dinheiro, que já é seu por direito! Basta solicitar a antecipação preenchendo a esse formulário aqui.
A liberação do seu dinheiro será feita na conta corrente que você escolher após a reserva de saldo na conta do FGTS.