• Post author:
You are currently viewing Veja as modalidades para sacar o FGTS totalmente online

O FGTS, que é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, trata-se de um direito do trabalhador e tem o objetivo de resguardar os empregados que podem ser resignados sem justa causa.

Mensalmente, o empregador deposita 8% do salário total do empregado na conta do FGTS, em nome do empregado.

Porém, os valores dessas contas não podem ser sacados de qualquer jeito, mas existem 13 modalidades disponíveis, que podem ser usadas para realização do saque FGTS, sendo que a maioria está disponível para saque online.

Quem tem direito aos FGTS?

O FGTS funciona como uma poupança para o trabalhador. Quem tem direito ao Fundo, são os seguintes grupos:

  • Trabalhadores registrados;
  • Empregados rurais;
  • Empregados domésticos;
  • Empregados temporários;
  • Trabalhadores avulsos;
  • Operários rurais que atuam em tempo de colheita;
  • Atletas profissionais.

Quais as maneiras de fazer o saque FGTS?

Fazer o saque FGTS é possível, desde que você se enquadre em alguns pré-requisitos, que na verdade são momentos em que o trabalhador vive.

  • Seja demitido sem justa causa;
  • Tenha finalizado contrato temporário de trabalho;
  • Rescisão de contrato através de acordo entre as partes;
  • Aposentadoria;
  • Idade igual ou superior a 70 anos;
  • Casos de doenças graves;
  • Financiamento para compra de imóvel próprio;
  • Fechamento de empresa, no qual o trabalhador atua;
  • Falta de atividade remuneratório para o trabalhador no avulso, por 90 dias ou mais;
  • Saque extraordinário ou calamidade;
  • Amortização da casa própria;
  • Morte do trabalhador;
  • Saque-aniversário.

Não me encontrei em nenhum modalidade, posso fazer o saque FGTS?

Depende, na verdade, diríamos que não. No entanto, uma modalidade para você que ainda está trabalhando na mesma empresa e não foi demitido, é optar pelo saque-aniversário e fazer a antecipação do mesmo. 

Isso permite que o operador retire parte do FGTS a cada ano. A retirada de aniversário é uma forma a parte de retirar uma parcela do fundo de garantia, sem ter que ser demitido e sem perder o valor da rescisão contratual futura.

O modelo foi criado por medida provisória em 2019. Sua adesão pode ser feita por meio dos aplicativos da Caixa Econômica Federal, nas agências bancárias ou no próprio site da Instituição. 

Quem quiser voltar ao modelo antes de solicitar o saque-aniversário, deve esperar dois anos e um mês para acessar o saldo total da conta.

E a antecipação do saque FGTS, vale a pena?

Na realidade, essa resposta, só você tem. Isso porque vai variar com o momento financeiro que você vive e pra qual finalidade você quer o dinheiro

Mas entenda bons motivos para fazer o saque FGTS antecipando o valor do saque-aniversário.

Limpar seu nome

É dever dos órgãos de proteção ao crédito, informar ao mercado quem não é bom pagador e quem não paga suas dívidas. Consequentemente, quem não paga suas contas pode ficar com o nome sujo nos serviços de proteção ao crédito.

Com isso, o trabalhador não fica confortável com essa situação, até porque permanece limitado. Fora os aperreios com chamadas de cobrança, desconforto psicológico, podendo ser impedido de financiar bens de alto valor. 

Por isso, uma das opções é antecipar o saque aniversário do FGTS, usar esse empréstimo para limpar o nome e recuperar a liberdade financeira para poder comprar o que deseja e aproveitar as boas oportunidades que o mercado oferece.

Adquirir bens de alto valor

Se você quer comprar um item de alto valor, como uma televisão ou um videogame, ou até mesmo trocar o guarda-roupa do seu filho, antecipar o saque-aniversário do FGTS é a melhor opção, principalmente se o objeto for pago no ato, à vista, ao invés de parcelado.

É comum que os pagamentos à vista tenham um bom desconto e, portanto, conseguir o empréstimo do FGTS pode ser muito útil nesses casos. Além disso, o trabalhador pode evitar ter que fazer pagamentos parcelados na loja ou a um prestador de serviços.

Por outro lado, os juros cobrados pelas empresas são superiores aos do Empréstimo FGTS, o que garante maior margem de lucro, na hora que você vende um empréstimo.

Quer empreender?

A cada ano, a taxa de desemprego só cresce. Por outro lado, aumenta o número de pessoas interessadas em abrir o próprio negócio e escapar da grave crise financeira que o país atravessa. 

Antecipar o saque-aniversário pode te ajudar a ter fôlego de empreender, o quanto antes.

Há momentos em que os empreendedores criam projetos para levantar recursos a partir do capital inicial da empresa, mas esse processo é um processo burocrático. Em outras palavras, deve demorar um pouco para ser aprovado e isso dificulta o início.

Saque FGTS com antecipação do saque-aniversário!

Quando finaliza o empréstimo, o tomador não tem obrigações porque todas as parcelas são pagas automaticamente de forma rápida. Todo o modelo de antecipação de saque-aniversário funciona de forma rápida e eficiente.

Várias instituições oferecem esse serviço aos negativados, pois é uma renda garantida aos bancos credores. Essa é uma ótima oportunidade para limpar seu nome e investir no mercado.

A taxa de juros é bem inferior à média dos empréstimos tradicionais, o que acaba fazendo a diferença para o empregado. 

Outro fator, é que mesmo que você esteja negativado nos órgãos de proteção ao crédito, pode retirar o saldo do FGTS. Isso porque você não tem como não pagar ao banco. Sempre que a parcela do seu saque-aniversário sair, ela servirá como pagamento imediato.

O Empréstimo FGTS oferece a modalidade de antecipar o saque-aniversário, que você pode simular hoje mesmo. 

Caso você ainda esteja com dúvidas, acesse o artigo que traz mais detalhes sobre o saque-aniversário, inclusive, te ensina o passo a passo de garantir dinheiro na conta ainda hoje!

Entenda como o Empréstimo FGTS oferece a antecipação do saque-aniversário!

Deixe um comentário