Se você é um trabalhador brasileiro, você também recebe FGTS. Trata-se de um fundo criado pelo governo, como uma espécie de poupança para o trabalhador. Todos os meses, o empregador deposita um valor de 8% do salário do trabalhador, em sua conta do FGTS.
Acredite, você pode até não ligar tanto, mas esse dinheiro pode ser muito útil para você. Por exemplo, o Antônio começou a trabalhar em uma grande loja aos 18 anos de idade. Mensalmente, a empresa depositava em sua conta do FGTS uma porcentagem do seu salário.
Quando completou 30 anos, a empresa decretou falência. Nesse momento, Antônio ficou desesperado porque tinha que sustentar a casa, mas sem dinheiro isso não seria possível. Foi aí, que o seu amigo informou que ele tinha saldo na conta do FGTS, o bastante para se sustentar por um ano, até arrumar um novo trabalho.
Por esse e outros motivos, o FGTS é muito importante. O ideal é que você esteja sempre acompanhando o seu saldo no aplicativo. Isso vai te trazer mais segurança, na hora de saber se a empresa que você trabalha, está depositando o dinheiro corretamente.
Extrato do FGTS
Através do extrato do FGTS, você consegue ver o seu saldo e acompanhar o histórico de depósitos do FGTS.
Com o extrato em mãos, você consegue visualizar todos os depósitos feitos ao longo do tempo, em que você trabalhou, em determinada empresa. Inclusive, o extrato apresenta atualização monetária e juros.
Como conseguir o extrato do FGTS?
De maneira muito simples, você consegue ver o seu extrato e fazer a emissão, rapidamente, sem precisar ir até uma agência física. Todo o procedimento pode ser feito de forma online.
Através do site da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo FGTS, você informa seu CPF e a senha que foi cadastrada no app e consegue baixar o seu extrato FGTS, em formato PDF.
Como consultar o meu saldo?
Para verificar se o dinheiro está sendo depositado corretamente pelo empregador, você pode fazer a consulta através de alguns canais, como por exemplo:
Consulte o seu FGTS pelo telefone
É possível consultar o seu saldo FGTS, por meio do telefone 0800 726 0207. Basta informar a sua data de nascimento e o seu número NIS.
Mensagem de texto
A Caixa oferece este serviço totalmente gratuito. Através do SMS, sempre que houver uma movimentação de depósitos na sua conta, você receberá uma notificação.
Consultar FGTS pelo CPF
Com o número NIS em mãos, basta fazer o login na plataforma FGTS, digitar o seu CPF e a senha cadastrada.
Na opção por telefone, também é possível consultar o saldo FGTS usando o CPF.
Através do aplicativo FGTS
Para consultar o seu saldo no aplicativo é seguir alguns passos:
- Acesse o aplicativo, usando o seu CPF e senha. Se ainda não tiver um cadastro, selecione a opção de novo cadastro e informe o seu NIS/PIS e escolha uma senha;
- Assim que a tela principal abrir, dê um clique em “MEU FGTS”;
- O nome da empresa vai aparecer e você clica em “Ver extrato”;
- Depois de seguir as instruções acima, baixe o arquivo no formato PDF, clicando em “Gerar extrato PDF”.
Descobri que tenho saldo, posso tirar o dinheiro?
Em regra, os trabalhadores têm direito de receber parte do seu FGTS, no mês em que fazem aniversário. No entanto, é preciso solicitar esse pagamento até o final do mês. Quando esse prazo passa, você só pode fazer a solicitação no ano seguinte.
Mas calma, você também tem outras maneiras de sacar o dinheiro. Antecipar saldo FGTS é uma delas. Para que você consiga o dinheiro antes, precisa confirmar a modalidade de saque-aniversário, no próprio aplicativo.
Antecipação é considerada uma opção de crédito muito boa, até porque tem taxas muito baixas, em comparação com o mercado. Além disso, fazer a solicitação é muito fácil, o que torna esse processo menos burocrático.
Para antecipar saldo FGTS é preciso ter dinheiro na conta?
O valor mínimo é de R$ 500,00. Além disso, o valor de cada saque-aniversário tem que ser igual ou superior a R$ 200,00.
Após realizar a contratação, a data do crédito do último saque a ser antecipado, não pode exceder o limite de 999 dias.
O que preciso para antecipar saldo FGTS?
Você vai precisar de alguns documentos básicos:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de endereço;
- Data de nascimento;
Depois de realizar o seu cadastro no aplicativo FGTS, é necessário possuir saldo na conta, que seja suficiente para antecipação do crédito. Também é preciso que o seu CPF esteja regularizado junto à Receita Federal.
Por que devo antecipar o saque-aniversário?
Eu poderia descrever vários motivos aqui. Mas vou preferir contar a história da Camila.
Camila estava prestes a fazer 30 anos, morava sozinha com filho pequeno e trabalhava 8 horas por dia, em uma loja de shopping da região Metropolitana do Rio de Janeiro. Enquanto outras amigas compravam um celular novo, trocavam de carro, faziam as melhores viagens e conseguiam realizar o sonho da casa própria, a trabalhadora ficava para trás.
Ela só tinha uma amiga que vivia na mesma situação que ela e que em menos de uma semana conseguiu realizar sonhos que estavam acumulados, nos últimos anos.
Camila não se segurou e perguntou a ela o que estava acontecendo, ela contou que fez antecipação de sete anos do saque-aniversário.
Com o dinheiro na conta, ele acabou valorizando. Porque ela conseguiu dar um suporte para o próprio filho, comprou o celular que tanto queria, iniciou a construção da casa e tirou ela de um poço de dívidas. Camila seguiu a mesma trilha e hoje vive muito mais feliz.
Em poucas horas você pode mudar o rumo da sua história: antecipe seu saldo FGTS hoje mesmo!
O seu dinheiro vai acabar se desvalorizando, estando parado na conta do FGTS. A antecipação do FGTS é simples e não tem burocracia. Faça já a sua antecipação e garanta dinheiro na sua conta nas próximas horas.