Em tempos difíceis como o que estamos vivendo, em que acumular contas e atrasar faturas infelizmente vem se tornando uma realidade na vida dos brasileiros, buscar formas de conseguir dinheiro extra sem preocupações é uma luz no fim do túnel.
A Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registrou que em abril de 2022 a taxa de endividamento entre os brasileiros alcançou 77,7%, aumentando 10,2 pontos em relação ao mesmo período no ano anterior.
Paralelamente, a taxa de inadimplência brasileira também ganhou maior número de pessoas, em que a proporção de famílias com contas em atraso e dívidas em aberto chegou a 28,6% no mesmo mês apurado.
Dados como esse mostram que além do brasileiro não possuir boas condições financeiras, apresentam inseguranças para o mercado conseguir oferecer empréstimo e permitir uma mudança desse cenário. Contudo, surgiu uma modalidade capaz de suprir essa demanda.
Por isso, hoje vamos falar um pouco mais da possibilidade de usar seu FGTS como garantia de empréstimo, através da modalidade de antecipação do saque aniversário, para que você conheça uma nova oportunidade de abandonar as dívidas e mudar de vida.
Por que o empréstimo vem sendo dificultado pelo mercado financeiro?
Para entender porque foi criada uma modalidade específica de empréstimo através do FGTS, servindo como garantia, é importante saber o que fez com que o empréstimo padrão ficasse cada vez mais difícil de conseguir e desvantajoso de ser utilizado.
Não é novidade que boa parte dos empréstimos apresentam muitas burocracias na sua contratação, com comprovação extensa de dados, apuração de solicitações anteriores, verificação do nome nos órgãos protetores de crédito, além de claro, alta taxa de juros.
Isso fez com que algumas formas de empréstimo não fossem tão atrativas e serviriam para serem utilizados em casos de grande emergência, diante de uma análise delicada da situação vivenciada, além da disponibilidade atual de renda do solicitante.
Todavia, no cenário atual como o que mencionamos acima, em que as pessoas não possuem renda significativa para ter como garantia de empréstimo, além de muitas já estarem negativadas no mercado, empréstimos comuns não são cabíveis e bem aceitos.
Da mesma forma que não traz segurança para as instituições financeiras que liberariam o dinheiro, também não permite garantir uma fonte de pagamento por parte do contratante, que provavelmente aumentaria a sua inadimplência e sairia pior do que quando entrou.
Como o FGTS entra nessa história e permite garantia de empréstimo?
Após essas instabilidades ao tentar solicitar um empréstimo padrão, passando por todo o processo e sem saber como iria pagar as parcelas, o governo começou a elaborar formas de ajudar o trabalhador, achando a solução em um dos seus direitos trabalhistas: o FGTS.
Assim, foi elaborada uma modalidade de empréstimo com garantia usando o FGTS, com o desconto do valor direto do benefício, liberado de forma simples e rápida, na conta do solicitante, sem se preocupar em como irá pagar e com a chegada de boletos externos.
Usando o FGTS, o trabalhador pode, a partir do saldo que possui, solicitar o empréstimo FGTS a partir da liberação das parcelas do saque aniversário, de uma só vez, direto em sua conta e já fazendo o “pagamento” pelo próprio benefício e o saldo que possui.
E é basicamente assim que surge o empréstimo com garantia FGTS. A partir do saldo ativo e inativo na sua conta, é permitido aderir a uma modalidade de antecipação do FGTS, que ocorre a partir do saque aniversário, e ter acesso simples e direto de boa parte do valor.
Como solicitar o empréstimo com garantia FGTS?
A solicitação do empréstimo com garantia FGTS é bem simples, acontecendo diretamente no aplicativo FGTS, a partir da aderência a modalidade saque aniversário, e em seguida, entrando em contato com uma correspondente bancária que irá realizar a transação.
O saque aniversário é uma modalidade que surgiu após as mudanças na economia brasileira, que permite com que anualmente, no mês de aniversário do trabalhador, ele consiga retirar uma parcela do seu saldo FGTS e usar como bem entender o valor.
Baseado nisso, foi desenvolvido pelo governo e pelas instituições financeiras a possibilidade de antecipar de uma só vez mais de uma parcela do saque aniversário, liberando um valor maior, na forma de empréstimo, sendo a garantia, o próprio FGTS.
Assim, entre no aplicativo, vá em saque aniversário e ative essa modalidade, mostrando o interesse de receber seu FGTS antecipadamente, sem ter que esperar uma demissão sem justa causa ou situações bem específicas tabeladas pela Caixa.
Por fim, manifeste interesse em uma simulação e permita com que uma instituição especialista e apta nesta modalidade de empréstimo realize a operação para você!
Vantagens do empréstimo com garantia FGTS
Para fechar, basta entender quais são as vantagens da contratação do empréstimo com garantia FGTS, que vai desde a simplicidade da operação, até não ter que se preocupar com juros exorbitantes e pagamentos por fora.
Assim, entre as inúmeras vantagens, podemos listar:
- Taxas de juros baixa, sendo uma das menores do mercado de empréstimo;
- Sem necessidade de comprovação de renda;
- Sem análise no SPC ou SERASA;
- Sem precisar justificar o destino do dinheiro;
- Liberação em até 48h e direto na sua conta bancária;
Essas foram algumas das vantagens em aderir ao empréstimo com garantia FGTS e fazer parte desse time que combate o acúmulo de dívidas, faturas em atraso e dificuldades financeiras.
Saiba mais sobre o empréstimo FGTS!
Agora que você já está por dentro de como funciona o empréstimo com garantia FGTS, não deixe de entender mais sobre as possibilidades que ele oferece e como se tornou o empréstimo com a melhor taxa no mercado financeiro consignado.
Sua vida financeira só depende de você. Invista!