O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço vem dando o que falar atualmente. Isso porque, o que antes era apenas um benefício a ser sacado em casos de demissão ou situações específicas, hoje é o que mais proporciona liberações antecipadas ao trabalhador.
Principalmente após a pandemia do Covid-19, em que os brasileiros se viram em uma situação desesperadora, precisando urgentemente de uma renda extra para pagar suas contas e ter o que comer na mesa, a utilização do FGTS começou a ser facilitada.
Desde a criação da modalidade saque aniversário, seguida das possibilidades de antecipação, além do saque extraordinário, ter acesso ao FGTS ganhou uma nova roupagem e vem permitindo com que milhares de trabalhadores saiam do vermelho.
Todavia, acontece que no momento de solicitação dessas antecipações e modalidades, o trabalhador percebe que não possui saldo de FGTS em sua conta ou o valor está menor do que deveria, o que mostra que não está sendo depositado corretamente pela sua empresa.
Para ajudar a resolver esse problema e facilitar seu acesso ao seu próprio benefício, vamos te explicar como ter acesso ao seu saldo do FGTS regularmente, a fim de que saiba se está ocorrendo o depósito FGTS em sua conta e assim, sendo possível a antecipação do valor.
Afinal, o que é FGTS?
Antes de explicar o passo a passo do acesso ao aplicativo de depósito FGTS, além de como solicitar a antecipação de valores, é muito importante que fique claro o que é esse benefício e porque está sendo possível liberar valores correspondentes a ele.
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um direito trabalhista garantido aos trabalhadores celetistas, em que mensalmente é depositado 8% do salário recebido em uma conta poupança específica, formando uma renda extra baseada na contribuição.
Sua criação começou com o intuito de formar uma poupança para ajudar o trabalhador demitido sem justa causa, ou que precisasse de muito dinheiro para dar entrada na casa própria, cuidar da saúde, aposentar, entre outras possibilidades pré estabelecidas.
Todavia, após tantas mudanças na economia brasileira e na urgência da população em manter sua sobrevivência, o Governo Federal permitiu a liberação antecipada de valores do fundo, a partir do depósito FGTS que vem sendo feito e forma a poupança do trabalhador.
Com isso, essa garantia passa a corresponder milhares de trabalhadores a qualquer tempo, permitindo com que escolha o melhor momento para usar seu próprio dinheiro e como aplicá-lo, dando muito mais autonomia e confiança em relação ao seu direito garantido.
Como conferir se o FGTS está sendo depositado?
Agora, entendendo o benefício, é preciso saber qual seu saldo total e se está havendo o depósito FGTS, garantindo com que esse benefício seja garantido e possibilite o trabalhador ter acesso a consulta de saldo e a solicitação de antecipação de valores.
Primeiro, é preciso ter em mente as conferências que devem ser realizadas, de forma a entender se:
- Está sendo depositado 8% do salário recebido na conta de depósito FGTS;
- Está sendo feito o depósito FGTS até o dia 7 de cada mês;
- Está ou esteve empregado pelo regime de CLT, terá valores de FGTS garantidos por lei, sejam eles ativos ou inativos em sua conta.
Agora, com essas conferências em mãos, o próximo passo é acessar o aplicativo e verificar o saldo total, bem como se está ocorrendo o depósito FGTS de forma correta, considerando as informações acima e o extrato gerado pelo próprio app ao fazer esse acompanhamento.
Para isso, é necessário seguir o seguinte passo a passo:
- Baixe e Instale o aplicativo “FGTS”, disponível para Android ou iOS em seu celular;
- Caso seja seu primeiro acesso, é preciso se cadastrar. Para isso, clique em “Entrar no aplicativo” e faça seu cadastro usando seu CPF, nome, data de nascimento, e-mail e criando uma senha numérica de 6 dígitos;
- Você receberá um e-mail de confirmação da senha. Após acessar o link e confirmar, o login no aplicativo FGTS se dará sempre pelo CPF e senha criada;
- Ao acessar, logo na página inicial já terá acesso ao saldo total, e ao clicar em extrato, se está sendo realizado o depósito FGTS corretamente. Clique em “Saldo Total do FGTS” e veja a soma das contas ativas e inativas, se houver.
Ainda, caso opte, o trabalhador pode ter acesso ao seu depósito FGTS por meio do site da Caixa, acessando através do número do NIS/PIS e senha. No portal da Caixa, após cadastro, pode ser enviado SMS mensalmente, além das informações nas agências.
Como antecipar meu saque FGTS?
Por fim, para fechar com chave de ouro, após ter acesso ao seu saldo e saber se está mesmo recebendo os depósitos FGTS, a melhor opção já está na palma de suas mãos: a antecipação do saque aniversário FGTS através da adesão pelo aplicativo.
Com o app em mãos, clique na modalidade saque aniversário. Essa modalidade é destinada a liberação de parte do saldo de FGTS no mês do seu aniversário, sem burocracias e depositada diretamente numa conta de sua titularidade e preferência.
Ao aderir a modalidade no aplicativo, você também pode buscar pela antecipação do saque aniversário em uma instituição financeira de confiança, podendo de uma só vez e em até 48h ter acesso a várias parcelas, sem precisar esperar cada aniversário para sacar.
Para isso, é só ler e aceitar os termos do saque aniversário pelo aplicativo e já se direcionar para a instituição responsável pelo atendimento e liberação do valor. Sem consulta ao SPC/SERASA e da sua renda, basta ter saldo de FGTS que tudo se torna possível!
Quite suas dívidas antecipando o seu saque aniversário FGTS!
Agora que você já sabe de todas essas dicas e vantagens, tá esperando o que para quitar de uma vez por todas as suas dívidas e mudar a sua qualidade de vida?
Com o acesso ao aplicativo e possuindo saldo, não perca mais tempo e busque a antecipação do saque aniversário, tendo acesso ao seu próprio benefício em poucas horas e aplicando da forma que quiser!
Afinal, dinheiro bom é dinheiro na mão e pronto para ser investido no seus sonhos.