You are currently viewing Saiba como irá funcionar a nova Id digital

Estamos completamente inseridos em um mundo digital, onde nossa rotina é facilitada por um uma infinidade de aplicativos e apenas alguns cliques. E os nossos documentos também estão entrando nessa onda: foi lançada a Id Digital. 

Agora, ao invés de sair com todos os seus documentos, você poderá ter apenas um e acessá-lo pelo celular. Já pensou em mais essa facilidade? Não vai ter aquele problema de “não sei o número do meu RG” ou “esqueci meu documento”.

Outros serviços do governo, como a CNH, Carteira de Trabalho e o FGTS, já podem ser acessados digitalmente. Mas esse novo documento unificado promete trazer muito mais praticidade para a sua rotina. 

O decreto para a criação do novo modelo de Carteira de Identidade Nacional entrou em vigor no dia 1º de março e em breve poderá emitir o seu. Quer saber como vai funcionar? Acompanhe! 

Como será a Id Digital? 

A Id Digital será um documento único, padronizado para todo o Brasil. Ele vai unificar o RG, CPF, título de eleitor, carteira de motorista, de trabalho, certificado militar, PIS/Pasep e Cartão Nacional de Saúde. 

Para isso, será utilizado um único número de registro nacional: o CPF. O documento terá a sua versão física em tamanho reduzido, focando na praticidade, com um código de barras e QRCode. Estes serão importantes para a comprovação de autenticidade do documento. 

Além disso, como o próprio nome já diz, ele terá a sua versão digital, com validade de 10 anos para cidadão com até 60 anos. Já pessoas com mais de 60 anos, poderão continuar utilizando os documentos antigos. 

Além da ideia de simplificar a vida e trazer mais praticidade para o brasileiro, a Id Digital também será importante para a redução de fraudes e golpes online, já que a identificação do cidadão será realizada por apenas um número. 

Como emitir a minha Id Digital? 

O processo ainda está no início. Os órgãos emissores de cada estado, responsáveis pela emissão, terão até o ano de 2023 para se adequarem ao padrão do novo documento. 

Mas, assim que for liberado em seu estado, você poderá emiti-la gratuitamente e ter acesso pelo app ou plataforma do governo

O processo vai passar pelo recolhimento de impressões digitais de cada cidadão, cadastro no app do DNI (Documento Nacional de Identidade) e finalização da solicitação. Simples e prático! 

Por isso, fique atento aos comunicados do seu governo para assim que estiver disponível, você já solicitar o seu. 

Outros serviços digitais do governo 

Enquanto os seus documentos não virem um só, saiba que você não precisa sair carregando vários na sua mochila. Alguns já possuem uma versão digital disponível para acesso em sites e aplicativos. Veja!

Carteira de trabalho digital 

Tudo bem que não há a necessidade de sair com a carteira de trabalho todos os dias, principalmente se você está empregado. Mas existem determinados serviços que só podem ser acessados por meio dela, como o FGTS, aposentadoria, PIS, entre outros. 

Então, se precisar da sua carteira de trabalho, saiba que ela já tem a sua versão digital. Na verdade, desde 2019 o documento já não é mais emitido no formato físico e virou exclusivamente digital. 

Antes de tudo, é necessário realizar um cadastro na plataforma do governo (gov.br). Depois, baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. 

Por lá é possível acompanhar seus contratos de trabalho, além de obter facilmente o número do PIS/Pasep para consultar outros dados, como o INSS ou FGTS. 

CNH digital 

Para os motoristas ou as pessoas que usam a CNH como documento de identificação, não precisa ter mais aquele receio de esquecê-la. Ele também está disponível em sua versão digital. 

Mas para acessar, primeiro é preciso ter uma CNH no modelo atual, que apresenta um QR Code impresso no verso. Se estiver tudo certo, é só baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito. 

Depois, siga com o processo de cadastro, “adicionando o documento” e criando uma senha de acesso. Pronto, você já tem a sua CNH no formato digital!

FGTS

Outra solução disponibilizada pelo governo é o acesso ao FGTS por um aplicativo. Para quem trabalha de carteira assinada, você tem uma espécie de poupança ou reserva de emergência. 

O seu empregador deposita todo mês 8% do valor do seu salário em uma conta vinculada a caixa. Para ter acesso, é só fazer o download do aplicativo FGTS, verificando se esse é realmente o aplicativo oficial. Depois, complete o cadastro criando a sua senha.

Por lá, é possível consultar o seu saldo total, ver o extrato dos pagamentos, permitir o acesso de bancos ao seu FGTS e também alterar as opções de saques do seu FGTS. 

Existe a opção de saque-rescisão, que é quando você é desligado da empresa sem justa causa e pode sacar o valor total do seu FGTS. E existe também a opção do saque-aniversário. 

No mês do seu aniversário é possível sacar um valor parcial do seu FGTS e utilizá-lo da forma que preferir, para pagar contas ou até mesmo com o seu lazer, fazendo uma viagem tranquila com um dinheiro a mais no bolso. 

Mas outra novidade, é que ao permitir o acesso de bancos aos seus dados do FGTS, você pode fazer a antecipação do seu saque-aniversário, caso queira utilizar o dinheiro antes da disponibilização oficial.

Funciona assim: você fecha o valor do empréstimo do FGTS com uma instituição financeira, ele antecipa o valor do saque a juros mais baixos, esse valor vai constar como bloqueado no aplicativo do FGTS. 

O pagamento acontecerá uma vez por ano, e não sairá do seu bolso, e sim do seu saldo FGTS. É simples e seguro. 

Antes de realizar a antecipação, consulte o saldo do seu FGTS no aplicativo e veja quanto você pode antecipar para ter uma folga no bolso ou curtir umas férias sem preocupação. 

Deixe um comentário