• Post author:
You are currently viewing Passo a passo para autorizar a consulta do seu saldo do FGTS

Você sabia que consegue aproveitar seu saldo FGTS agora, mesmo ainda estando em seu emprego? É a opção da antecipação do FGTS por empréstimo, que usa seu saldo FGTS para liberar valores que estariam disponíveis nos próximos anos. 

Essa antecipação nada mais é do que uma maneira de possibilitar que pessoas tenham acesso a esse dinheiro quando precisarem, afinal, ele pertence a elas. Para conseguir isso, é preciso, primeiro, liberar a consulta ao seu saldo do FGTS. 

Entenda melhor como funciona a antecipação e veja o passo a passo para autorizar a consulta do saldo FGTS.

O que é a antecipação de FGTS?

A antecipação do FGTS nada mais é do que uma nova opção de crédito baseada em seu saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). 

A conta do FGTS armazena o valor depositado pelo empregador referente ao tempo de serviço que uma pessoa exerceu em sua empresa.

Esse valor pode ser retirado em algumas situações específicas, como na saída do funcionário. Mas outra opção que se tornou muito comum é o saque-aniversário. 

Criado em 2019, essa opção permite que o trabalhador peça o valor que está no FGTS no mês do seu aniversário, anualmente. Assim, consegue um dinheiro a mais, mesmo ainda estando empregado. 

A antecipação do FGTS usa justamente esse valor do saque-aniversário como crédito. Assim, em vez de receber o equivalente a um ano, você consegue antecipar o valor de até doze anos do seu saque-aniversário de saldo FGTS!

Passo a passo para autorizar a consulta

A antecipação do saldo FGTS pode ser feita direto com a Caixa Federal, que antecipa até 4 anos. 

Mas aqui no Banco FGTS conseguimos até 12 anos de antecipação. Para isso, precisamos ter acesso ao seu saldo FGTS direto pela Caixa. 

Por isso, é preciso que você autorize a consulta. Veja como fazer, é rápido e bem simples!

Passo 1: Acesse o aplicativo do FGTS 

Baixe o aplicativo do FGTS em seu celular. É por ele que você confere seu saldo e faz suas solicitações.  

Após baixar, abra o aplicativo e faça o login com seus dados da Caixa Federal: CPF e senha. 

Se ainda não tem cadastro, clique em “cadastre-se”.

Passo 2: entre em Saque-Aniversário 

Depois de logar no aplicativo, clique na opção “saque-aniversário” na tela inicial. Caso não apareça a opção na tela inicial, procure no menu. 

Se você nunca optou pelo saque-aniversário, preencha os dados pedidos na solicitação, usados para verificar a veracidade. 

Se você já optou por ele antes, é só seguir para o próximo passo. 

Passo 3: autorize a consulta do saldo FGTS por outras instituições

Quem já optou pelo saque-aniversário antes, já estará com dados preenchidos. Agora, é só clicar em “autorizar bancos a consultarem seu FGTS”. 

Serão mostradas duas opções: moradia própria e Empréstimo Saque-Aniversário. Clique na opção de empréstimo e espere a próxima tela carregar.

Passo 4: Autorize nossa parceira de crédito

Clique no campo de “instituições financeiras”. 

Na barra de pesquisa, busque por “Banco FGTS”. Esse é o nome da nossa instituição, que é correspondente bancário da própria Caixa Federal. 

Confirme a seleção e depois confirme novamente a autorização, em uma mensagem que aparecerá na tela. 

Pronto, a consulta por nós já está autorizada!

Agora, é só solicitar a antecipação do seu saque-aniversário com a gente que conseguimos consultá-lo e apresentar as melhores opções para você!

Conseguimos antecipar até 12 saques-aniversários para você fazer o que quiser com o seu dinheiro. Tudo isso com juros bem baixos e desconto automático apenas 1 vez ao ano, para você não se preocupar com isso. 

Usando seu saldo FGTS 

Por fazer parte do Fundo de Garantia, muita gente tem receio de fazer esse empréstimo, pois acha que irá ficar desamparado caso seja desligado da empresa. 

O uso do saldo FGTS realmente precisa ser feito com responsabilidade, mas consultores financeiros já indicam que é melhor retirar o dinheiro da conta do FGTS quando precisar, do que se endividar de outras formas. 

Além disso, lembre-se que o dinheiro do FGTS não rende em conta. Ou seja, fica por anos parado, se desvalorizando. 

Dessa maneira, o trabalhador pode ver o valor do FGTS como uma maneira de manter suas contas em dia, comprar algo mais caro que está precisando, fazer uma viagem e muito mais…

Assim, consegue aproveitar um valor que estaria ali parado e evita se endividar de outras maneiras, que pode sair muito mais caro do que os juros da antecipação, por exemplo. 

Com a antecipação dos saques-aniversários, você pode usar seu saldo FGTS para: 

  • pagar contas atrasadas;
  • quitar empréstimos com juros mais altos; 
  • comprar algo de valor elevado;
  • fazer uma viagem em família ou com amigos;
  • reformar a casa e muito mais. 

Como falamos, é importante que a pessoa tenha responsabilidade no uso do seu saldo e o escolha fazer caso realmente precise. Mas, depois de usar, você verá como muitas vezes aquele dinheiro que já é seu é a melhor opção para sua necessidade. 

Ainda está em dúvida se a antecipação do seu saldo FGTS é a melhor opção para o seu caso? Fale com nosso consultor financeiro clicando em “Sacar FGTS agora” e entenda nossos benefícios e condições!

Deixe um comentário