(Fonte: Pixabay/Pexels/Reprodução – https://www.pexels.com/pt-br/foto/contabilidade-preto-negro-despesas-53621/)
Nos primeiros meses deste ano, o governo federal anunciou por meio de uma Medida Provisória (MP) o início da liberação do Saque Extraordinário no valor de R$1 mil reais das contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Desde então, uma série de dúvidas começaram a surgir na cabeça de muitos brasileiros, entre elas, a possibilidade de se fazer um empréstimo FGTS e se isso seria melhor que recorrer a um financiamento para a realização de sonhos e projetos.
Por ocasião do anúncio da MP, a Caixa Econômica Federal estimou que cerca de 42 milhões de brasileiros teriam direito ao referido benefício. Sendo que o saque extraordinário do FGTS poderia movimentar algo em torno de R$30 bilhões.
Aliás, é importante destacar que o período estipulado para que o trabalhador faça a retirada dos valores aos quais tem direito começou em 20 de abril de 2022, e seguirá em aberto até o dia 15 de dezembro de 2022.
Quem tem direito não precisa fazer nenhuma solicitação especial ou cumprir requisitos burocráticos. Segundo o Governo Federal, os valores serão liberados para essas pessoas automaticamente.
A seguir, vamos abordar alguns pontos importantes sobre o saque extraordinário, o empréstimo FGTS e, claro, financiamentos. Acompanhe!
Sobre o empréstimo FGTS
Os últimos anos, sem dúvidas, foram muito difíceis para boa parte dos brasileiros.
Muitos acabaram recorrendo aos empréstimos para lidar com despesas inesperadas.
Outros, usaram esse dinheiro como uma maneira de melhorar a sua atual situação de vida, seja abrindo um pequeno negócio ou começando algum investimento.
Também temos aquelas pessoas que decidiram usar o empréstimo para uma reforma na casa, comprar um novo imóvel, trocar de carro ou, até mesmo, investir em uma nova habilidade profissional.
Porém, não importa muito qual seja o plano, empréstimo sempre é um assunto que deve ser tratado com muita atenção e cuidado.
Afinal, uma pequena decisão errada pode acabar custando muito caro para a pessoa, especialmente porque ela pode se endividar facilmente.
Obviamente, até aqui estamos falando dos modelos tradicionais de empréstimos e financiamento, os meios mais comuns para aquisições e investimentos usados por boa parte dos brasileiros.
Mas, e quanto ao empréstimo FGTS? Será que, na balança, ele oferece melhores oportunidades e facilidades que o tradicional e popular financiamento?
Empréstimo FGTS e financiamento: comparando os principais aspectos
Como, provavelmente, você já deve saber, os cidadãos brasileiros podem conseguir uma linha de empréstimo de crédito de várias formas. Entre elas, está o uso do dinheiro disponível no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
Dito isso, vale ressaltar que o empréstimo FGTS nada mais é que uma das diversas opções de crédito que permite que a pessoa possa sacar, de maneira antecipada, o chamado saque de aniversário.
Também existe a possibilidade de usar o Fundo de Garantia para a contratação de um crédito consignado. Ou seja, você pode usar o saque extraordinário do FGTS de várias maneiras.
Sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), é interessante lembrar que não se trata de algo novo. Na realidade, esse recurso ou instrumento do governo já existe no Brasil desde o ano de 1966.
Sua criação tem um objetivo bastante claro e muito importante: garantir que o trabalhador demitido sem justa causa possa ser amparado de alguma forma.
Por isso, todo trabalhador que foi contratado por meio da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) conta com o direito de recebimento do FGTS.
Sendo assim, se por algum motivo você está precisando de uma linha de crédito e tem valores em sua conta do FGTS, o empréstimo FGTS pode ser uma alternativa atrativa e vantajosa para o seu caso.
Principais vantagens
A maior vantagem do empréstimo FGTS é que você já tem em mãos os valores de seu Fundo de Garantia.
Além disso, é uma opção que não costuma comprometer a sua vida financeira, especialmente na questão do orçamento mensal, visto que o desconto para o pagamento do empréstimo é realizado por meio da folha do próprio FGTS.
Entre alguns outros benefícios dessa modalidade de empréstimos podemos destacar ainda os seguintes aspectos:
Sem burocracia: o empréstimo FGTS tem um dos processos de contratação mais simples e fáceis do mercado.
A contratação também é bastante prática, sendo que, em alguns casos, o interessado pode até fazer a sua solicitação via internet, do conforto de sua casa!
Além disso, não podemos esquecer que se trata de uma modalidade que não compromete a vida financeira do indivíduo.
Isso porque a pessoa usará a parcela anual de seu saque-aniversário do FGTS como meio de pagamento e, claro, a dívida do empréstimo é quitada de forma automática.
Empréstimo FGTS ou financiamento: qual escolher?
Tal como acontece numa contratação de um empréstimo tradicional, o financiamento envolve um contrato que concede à pessoa jurídica ou física o crédito solicitado.
Só que aqui os encargos e juros devem ser respeitados conforme o prazo determinado.
Embora não seja tão complicado, os caminhos que devem ser percorridos para se obter um financiamento tendem a ser mais longos e demorados em comparação ao empréstimo FGTS.
Contudo, o fator mais importante na hora de escolher entre uma opção e outra é analisar as taxas de juros que serão aplicadas e a praticidade com que tudo será feito.
Como estamos tratando do empréstimo FGTS, esse é um dos aspectos mais atrativos, pois você não terá nenhuma surpresa com juros abusivos e complicações decorrentes do atraso do pagamento das parcelas.
Seja por esquecimento de quitar os boletos ou devido a alguma eventualidade. Como apontamos, é tudo automático.
Portanto, o empréstimo FGTS pode ser considerado seriamente como uma alternativa interessante para quem tem valores a receber.
Sem contar os pontos positivos que já apontamos e que agregam ainda mais vantagens a esta modalidade, como taxas mais atrativas, menos burocracia e facilidade no pedido.
Então, quer usar o empréstimo FGTS para dar novos rumos ou regularizar sua vida financeira? O Portal Saque FGTS conta com uma equipe especializada e capacitada para orientá-lo e sanar todas as suas dúvidas.
Acesse nossa seção Antecipe Já e fale com um de nossos atendentes!