Alguns hábitos financeiros têm me ajudado a obter resultados fantásticos. Calma, não se preocupe, esse não é mais um dos muitos textos que você encontra na internet sobre pirâmide financeira ou dinheiro fácil. O que quero dividir aqui são posturas simples e comportamentais que fazem fazem a diferença no meu orçamento.
Apesar de alguns serem bem fáceis de ser incorporados, são muito poderosos, já que, ao contrário do que muitos pensam, ser saudável financeiramente é uma questão comportamental, uma vez que os problemas financeiros não se resolvem apenas ganhando mais dinheiro. Está preparado para as dicas?
1. Começar a registrar as despesas
O ponto de partida é, sem dúvida, a principal decisão. Já dizia um provérbio grego “Começar já é metade de toda ação”. Pare de se programar para começar amanhã, inicie hoje, chega de procrastinação.
Um excelente hábito que pode começar hoje, mas a maioria das pessoas espera a virada do mês é o registro de despesas. Anote-as numa planilha, agenda de papel ou até mesmo num app gratuito.
2. Revisar seu conhecimento sobre dinheiro
Avalie se o que você sabe sobre dinheiro tem te ajudado. Muitas pessoas vivem com paradigmas sobre dinheiro, consumo e investimento que, além de não agregar, as levam ao fundo do poço.
Escreva tudo que você aprendeu sobre dinheiro em tópicos. Depois reflita se cada tópico é verdadeiro. Como? Pesquisando! As informações corretas estão na palma de nossas mãos, basta ter interesse. Com o tempo, você será capaz de filtrar o conteúdo que pesquisa na internet.
3. Tenha uma renda extra
Não estou sugerindo que abra uma empresa hoje. Comece a realizar atividades que lhe tragam prazer. Isso mesmo, aproveite a necessidade para criar, desenvolver e produzir o que você gosta. Curte fazer quitutes? Crie cestas de chocolates e oferte-as. Gosta de artesanato? Faça-os e venda-os. Sabe muito de informática e de tecnologia? Dê aulas, ou conserte equipamentos.
Não se esqueça: se você fizer com amor, dedicação e prazer, receberá muitos elogios e muitas portas se abrirão.
4. Pague-se em primeiro lugar
Isso não é uma justificativa para que você se presenteie com uma calça jeans nova ou troque seu smartphone. O “Pague-se em primeiro lugar” serve para que você inicie seu mês com o capital reservado para o aporte mensal. Essa é a grande lição do livro “O homem mais rico da Babilônia”. Assim que seu salário cair na conta, separe um percentual para economizar.
A primeira conta que você vai pagar daqui pra frente é a sua. Se você decidiu guardar 10% de sua renda mensal, vai pegar esses 10% e aplicar no mesmo dia em que ele entrar. Ou, no mínimo, separar em uma conta paralela.
Uma dica: eu programei junto à minha corretora débitos automáticos em minha conta para que sejam investidos automaticamente em títulos do tesouro direto, que é meu investimento preferido.
Quanto economizar? O quanto você definir. Mas estabeleça um percentual razoável e compatível com seu salário. Não exagere no início, pois pode te desmotivar. Se o percentual definido for 10%, invista imediatamente os 10%, não espere sobrar dinheiro no final do mês para fazer isso.
Pense bem: você pode viver com 90% de sua renda atual. Pode cortar supérfluos e, mesmo assim, terá saldo suficiente para pagar seus gastos básicos e ainda se divertir com consciência.
5. Não aumente seu padrão de vida se ganhar mais
Aumentar o padrão de vida proporcionalmente ao acréscimo de renda obtido é um tiro no pé.
Se você economizar mais ao receber um aumento salarial, em poucos anos, estará financeiramente independente.
Lembre-se: se não poupar, continuará eternamente dependente de seus patrões e de futuros aumentos salariais.
6. Não deixe seu dinheiro parado no FGTS
Nossos consultores certificados aconselham não deixar o dinheiro parado na conta do FGTS, pois ele se desvaloriza e você perde poder de compra com o passar dos anos, em função da inflação.
Talvez você ainda não saiba, porque a notícia ainda é bem recente, mas o governo liberou o Saque FGTS mesmo para quem está empregado.
Confira esta oportunidade oferecida aos trabalhadores que enfrentam dificuldades financeiras durante a pandemia ou para aqueles que buscam novos horizontes e maneiras para empreender: faça a antecipação de até cinco parcelas do saque aniversário do FGTS.
Tá esperando o quê? Antecipe agora mesmo o recebimento do seu Saldo do FGTS, não deixe seu dinheiro desvalorizar.