O valor dos produtos estão subindo no Brasil e o poder de compra está caindo cada vez mais. Pode ser que isso mude nos próximos anos, mas nós temos que contar com o hoje.
Vamos supor que em poucos meses ou anos, você esteja mais endividado, a ponto de tirar seu filho do colégio particular, não poder comprar mais aquele produto que quer ou deixar os sonhos de lado. Tudo isso, pelo simples fato de não ter se organizado financeiramente antes.
Neste momento, quitar as dívidas, deixar a vida financeira saudável, é o seu primeiro passo para a realização dos seus sonhos, como trocar de carro, dar uma melhor condição de vida para sua família, comprar um telefone novo ou mesmo dormir com tranquilidade. Imaginou você desse jeito daqui um tempinho?
Você tem a chance de mudar a sua realidade, buscando uma forma de deixar as finanças no lugar certo. Um empréstimo é uma boa alternativa. A maneira super popular de conseguir um crédito rápido e seguro ultimamente é antecipando o saque-aniversário do FGTS. Se você nunca ouviu falar, está perdendo uma grande oportunidade.
Empréstimo FGTS: o que é saque-aniversário?
Essa modalidade permite ao trabalhador sacar uma pequena parcela do FGTS, todos os anos. O saque-aniversário é uma forma alternativa de tirar uma parte do fundo de garantia, sem precisar ser demitido e sem perder o valor da rescisão contratual futura.
O modelo foi criado através de uma medida provisória, em 2019, e sua adesão pode ser feita através dos apps da Caixa Econômica Federal, nas agências bancárias ou no próprio site da Caixa. Quem quiser retornar ao modelo anterior ao saque-aniversário precisa esperar dois anos e um mês para ter acesso ao saldo total na conta.
Vale a pena antecipar o saque-aniversário?
Demais! Isso pode variar de acordo com a situação financeira de cada pessoa. Mas uma das coisas que deixa esse tipo de empréstimo FGTS ser um dos mais cobiçado pelos brasileiros, é a taxa de juros baixíssima, abaixo de 1% e sua facilidade de retirada.
A antecipação pode ser feita por negativados
Estar com o nome “sujo” na praça impede o consumidor, uma série de coisas, inclusive, fazer financiamentos maiores, como é o caso de quem sonha em ter a casa própria ou trocar de carro.
Os inadimplentes com os nomes no SPC e Serasa ou em outros órgãos de proteção ao crédito podem fazer o empréstimo FGTS, porque a instituição bancária que está oferecendo a antecipação do saque-aniversário não corre riscos. Isso acontece porque o dinheiro que está na conta do FGTS já é algo garantido do trabalhador, então o banco não tem risco de levar um “calote”.
Não fique preso a parcelas mensais
Uma grande vantagem da antecipação do saque-aniversário é não ficar preso com as parcelas mensais, como muitos empréstimos por aí. Diferente de outras linhas de crédito, as parcelas são descontadas automaticamente, apenas uma vez por ano, e isso diminui a dor de cabeça que muita gente tem com a obrigação de pagar parcelas todo mês.
Como antecipar o saque-aniversário?
Para fazer a solicitação da antecipação do saque-aniversário, o trabalhador deve aderir ao saque-aniversário do FGTS e possuir saldo na sua conta do fundo de garantia. Para antecipar, o cidadão deve primeiro autorizar a antecipação por meio do aplicativo ou no site oficial do FGTS. Após, siga os passos abaixo.
1 – Acesse o Formulário de Antecipação do Saque FGTS
Preencha seus dados pessoais com cuidado, para não errar nenhuma informação. Como:
- Nome completo;
- CPF;
- RG;
- Data de emissão do RG;
- Órgão que emitiu o RG;
- Naturalidade: cidade e estado;
- Estado civil;
- Sexo;
- Nome da mãe;
Recomendamos que durante esse preenchimento, use apenas os números e os nomes que serão solicitados nos campos abertos. Não utilize caracteres especiais.
2 – Informe o seu saldo do FGTS
O valor da antecipação vai depender do seu saldo acumulado na conta do FGTS. Você consegue ver o valor na conta do FGTS, através do App FGTS da Caixa. Caso não consiga descobrir acumulado na conta, um consultor vai te ligar para realizar o passo a passo completo com você.
3 – Escolha a conta que você quer receber o dinheiro
Para receber a antecipação do saque-aniversário, é necessário que você seja titular da conta para que o procedimento dê certo. Você pode colocar conta de qualquer instituição bancária, mesmo que seja de carteiras digitais.
Precisamos que você digite algumas informações básicas para seu dinheiro ser depositado:
- Banco;
- Agência;
- Numeração da conta bancária.
Com todos os dados inseridos corretamente, é só aguardar o dinheiro ser depositado na sua conta.
4 – Informe o seu endereço
Esse é um procedimento para a sua segurança. A Caixa Econômica Federal precisa saber se é mesmo você. Para isso, você precisa indicar nos campos abertos seu endereço completo:
- CEP;
- Rua/Av;
- Número;
- Completo (nome do prédio, número do apartamento e etc);
5 – Coloque seu contato
Essa também é uma etapa que faz parte do procedimento de segurança, já que é necessário informar os meios de contato para confirmar os seus dados.
Então fique no aguardo, que nosso consultor vai te ligar a qualquer momento!
6 – Dinheiro na conta a caminho…
Agora é esperar nosso contato, que pode ser por diversos meios, como telefone, e-mail e Whatsapp para confirmar os dados. Pedimos que você fique atento a esses meios de comunicação, pois faremos contato o mais breve possível, podendo ser realizado no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte.
E aí. Topa ter dinheiro na conta com rapidez e segurança? Faça agora mesmo seu empréstimo FGTS! Não deixe essa oportunidade para depois.