• Post author:
You are currently viewing Dicas infalíveis para organizar as finanças pessoais

Manter as finanças organizadas é fundamental, já que a falta de planejamento pode gerar sérios problemas como comprometimento da renda, aumento das dívidas, insônia e depressão.

Para evitar que isso aconteça, é preciso controlar de forma eficiente o seu dinheiro. Só assim você chegará ao final do mês sem preocupações e poderá investir para multiplicar seu capital e conquistar seus sonhos, como comprar uma casa, fazer uma viagem, casar e estudar fora.

Pensando nisso, separamos 6 dicas infalíveis para ajudar você a organizar as suas finanças pessoais:

  1. Defina um orçamento
  2. Crie limites para seus gastos diários
  3. Corte despesas sempre que possível
  4. Defina prioridades e metas financeiras
  5. Não parcele suas compras
  6. Não deixe seu dinheiro parado no FGTS

1. Defina um orçamento

O primeiro passo para entender como organizar sua finança pessoal é mapeando-a. Para isso, crie um mapa que inclui seus gastos fixos mensais (como água, luz, supermercado, médico, transporte e lazer) e suas receitas mensais (salário e outras rendas).

Feito isso, identifique os seus maiores gastos do mês e avalie se podem ser reduzidos. Outro ponto de importante é mensurar o quanto poderá sobrar ao fim de cada mês para economizar. O ideal é que ao menos 10% possam ser poupados.

2. Crie limites para seus gastos diários

Da mesma forma que você deve estipular objetivos para economizar, é necessário definir metas para os gastos, estabelecendo um limite máximo por mês que pode ser usado para cada tipo de despesa. Você pode fazer essa divisão por categorias, por exemplo:

  • 15% com supermercado;
  • 10% com lazer;
  • 5% com vestuário e demais acessórios.

Isso não significa que você deve gastar esse valor todo mês. Ele só representa o máximo que pode ser investido em cada modalidade.

3. Corte despesas sempre que possível

Quando for comprar algo, pergunte a si mesmo se tem condições de pagar e se realmente aquilo é necessário. Às vezes, a vontade fala mais alto, mas é preciso se controlar, já que é melhor não comprar do que se endividar.

Caso tenha mais de uma prioridade, mas só possa arcar com uma delas, dê preferência a mais essencial. Em alguns momentos, é necessário analisar, combinado?

Que tal você deixar de comprar coisas supérfluas para poder investir, guardar para uma aposentadoria mais tranquila ou economizar para conquistar algo que deseja muito? Isso pode ser bem interessante!

4. Defina prioridades e metas financeiras

Definir prioridades no plano orçamentário é fundamental para obter total organização de suas finanças pessoais. Geralmente, o pagamento dos débitos mensais tem que ser realizado de forma prioritária, já que envolve empresas fornecedoras de crédito que cobram altas taxas em caso de atraso ou inadimplência.

Dessa forma, utilize uma escala de prioridade de forma inteligente e estratégica para evitar o efeito bola de neve. Trace os pontos essenciais para sua rotina mensal e priorize-os. Os que podem esperar devem ser colocados ao final da escala prioritária.

Entenda quais são seus objetivos financeiros. Deseja poupar e economizar no orçamento mensal? Deseja economizar uma quantia para investir? Pretende criar um fundo de emergência com o dinheiro economizado? Entender os seus objetivos financeiros é essencial para criar um plano de ação para atingi-los.

5. Não parcele suas compras

Parcelar as compras, geralmente, multiplica a quantidade de juros agregados ao seu débito.

Por isso, a melhor solução sempre será obter o serviço ou o produto à vista, e isso vale também para as dívidas, visto que a maioria das empresas fornece a opção de parcelamento de dívida, não faça isso!

Outra recomendação é evitar cair em propostas de crédito que ofereçam descontos e ofertas super fantásticas. Geralmente, este tipo de serviço adota sistemas com altas taxas de juros que podem comprometer o seu orçamento.

6. Não deixe seu dinheiro parado no FGTS

Nossos consultores certificados aconselham não deixar o dinheiro parado na conta do FGTS, pois ele se desvaloriza e você perde poder de compra com o passar dos anos em função da inflação.

Talvez você ainda não saiba, porque a notícia ainda é bem recente, mas o governo liberou o Saque FGTS mesmo para quem está empregado.

Confira esta oportunidade oferecida aos trabalhadores que enfrentam dificuldades financeiras durante a pandemia ou para aqueles que buscam novos horizontes e maneiras para empreender: faça a antecipação de até cinco parcelas do saque aniversário do FGTS.

Tá esperando o quê? Antecipe agora mesmo o recebimento do seu Saldo do FGTS, não deixe seu dinheiro desvalorizar.

Deixe um comentário