• Post author:
You are currently viewing Vantagens e desvantagens de antecipar o saque aniversário 
Vantagens e desvantagens de antecipar o saque aniversário - mulher pensando

Como ajuda ao trabalhador que atua como CLT, desde 2020 é possível escolher a forma de retirada do seu FGTS entre saque rescisório e saque aniversário. E podendo a qualquer hora antecipar o saque aniversário.

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um direito garantido do trabalhador. Porém a retirada deste valor era somente pelo saque-rescisão, que nesta sistemática só pode ser retirado em casos específicos, portanto apesar de ser um direito do trabalhador, este não pode dispor deste valor por sua vontade.

Em 2020 foi criado o saque aniversário do FGTS, com a finalidade de antecipar esse dinheiro para as mãos do trabalhador, facilitando assim sua vida e fazendo com que este valor possa ficar disponível de um jeito mais facilitado.

E a antecipação do saque aniversário veio para facilitar ainda mais a vida do trabalhador, pois desta maneira não há nem necessidade de esperar pela data de aniversário, e podendo ainda adiantar sete anos de saque.

Desta forma, caso você esteja precisando de um dinheirinho de forma rápida para se organizar financeiramente, ou para realizar aquele sonho que teima em não sair do papel, você pode optar por ele, sem comprometer seu salário mensal.

O que é o saque aniversário

O saque aniversário foi estabelecido pela Lei 13.932/19, e permite que o trabalhador saque anualmente, durante seu mês de aniversário, parte do valor do FGTS.

O sistema padrão é o saque-rescisão, ao começar a trabalhar no formato CLT, será aberta na Caixa uma conta FGTS neste sistema.

Ao decidir-se pela mudança, o trabalhador mesmo a realiza através do aplicativo do FGTS, escolhendo a opção saque aniversário.

Antecipar empréstimo saque aniversário

Ao fazer a opção pelo saque aniversário o trabalhador pode contratar este tipo de empréstimo.

Caso não esteja precisando de dinheiro, você pode aguardar o mês do seu aniversário para sacar parte do FGTS.

Agora se você está precisando de dinheiro, precisa quitar alguma dívida, a antecipação é uma boa opção pois não impacta seu orçamento mensal, e a taxa de juros é mais baixa do que de um empréstimo convencional.

Quando você pede a antecipação, terá parte do saldo do FGTS bloqueado, para garantir o crédito ao banco. O valor bloqueado irá depender do valor que tiver na conta e da quantidade de parcelas que quer antecipar. Isso compreende o valor que você retira, mais o IOF e mais os juros relativos ao período antecipado.

Vantagens da antecipação do saque aniversário. Vale a pena?

Juros mais baixos e Empréstimo rápido

Este é um tipo de empréstimo com as menores taxas de juros, como a garantia do empréstimo é seu saldo do FGTS, então ele é pré-aprovado não necessitando de várias documentações para sua aprovação, nem de nome limpo na praça.

O dinheiro cai em sua conta e fica disponível rápido.

Sem prejudicar seu orçamento mensal

Como nos outros tipos de empréstimos, não é você quem o paga mensalmente. O pagamento é feito de forma anual através de débito automático quando fica disponível em sua conta do FGTS o saque aniversário. 

Portanto extingue-se a eventualidade de uma inadimplência e não compromete seus orçamento mensal.

Sem exigências de motivo para retirada

Não há necessidade de comprovação de renda ou de justificativas pelo motivo do empréstimo, você tem total liberdade para usar seu dinheiro.

Contratação online e segura

Você faz a contratação online no conforto da sua casa, de forma segura e rápida em instituições financeiras que oferecem esse serviço, sem precisar se deslocar até um banco, muito menos enfrentar filas. 

Basta ter saldo no FGTS, separar seus documentos e entrar no site da instituição financeira.

Desvantagens ao antecipar o saque aniversário

Diminuição do valor em caso de financiamento

Caso você esteja pensando em comprar sua casa financiada, você ainda poderá utilizar o FGTS para o financiamento mesmo estando na sistemática do saque aniversário, sendo usado somente o disponível que não estiver bloqueado devido à antecipação.

Esse bloqueio continua até o fim do contrato, e vai reduzindo o valor conforme as parcelas são amortizadas, o que acontece anualmente em seu mês de aniversário com o débito direto na conta do FGTS.

Na demissão sem justa causa

Neste caso, quando o trabalhador optou pela sistemática saque aniversário ainda poderá sacar o FGTS, porém somente 40 por cento do valor total mais a multa rescisória. E ainda não poderá sacar o valor total do FGTS por dois anos mesmo sem pedir a antecipação do saque aniversário.

Antecipação é um empréstimo

E nesta modalidade, você tem que estar ciente de que por menor que seja, você estará pagando juros, mesmo que baixíssimos.

O mais inteligente a se fazer é estar atento a sua vida financeira. E a melhor forma é ter uma educação financeira e assim aprender como gerenciar suas finanças para não entrar em dívidas e poder utilizar seu adiantamento do FGTS para realizar projetos ou até mesmo em investimentos mais rentáveis.

Retornar para a modalidade anterior

Se quiser alterar novamente de saque aniversário para saque-rescisão, só conseguirá após o pagamento de todas as parcelas. 

E essa solicitação tem carência de 25 meses para que seja feito o retorno ao saque-rescisão.

Como antecipar o saque aniversário do FGTS

Vantagens e desvantagens de antecipar o saque aniversário - Dinheiro

Quando você opta pelo saque aniversário, pode contratar a antecipação do saque aniversário junto à instituição financeira de sua preferência.

Quando você está com problemas financeiros, precisando sair do rotativo do cartão e quer colocar sua vida financeira em ordem, o adiantamento do saque aniversário é uma boa opção para você mudar essa realidade e respirar aliviado.

Se você ficou interessado em aproveitar seu saque aniversário, descubra neste artigo como fazer um empréstimo online, a partir de 300 reais,, com o saque aniversário do FGTS.

Deixe um comentário