Usar o cartão de crédito é cômodo, mas pode trazer uma dor de cabeça danada no futuro. Muitas pessoas usam o crédito para absolutamente tudo, até uma balinha que compra na lanchonete. Elas acabam achando que o valor do cartão é “um dinheiro a mais”, só que não é.
Se você tem práticas como essas, saiba que você vai pagar essa conta no futuro. O cartão é um auxílio para quem tem um planejamento financeiro adequado e entende que o crédito só deve ser usado em situações específicas.
Cartão de crédito: por que ter um?
Essa modalidade de crédito nos permite adquirir determinado produto de mais alto valor, em um momento que precisamos. Em algumas ocasiões, é possível pagar a primeira parcela da compra 40 dias após adquirir o produto e até mesmo parcelar a longo prazo, sem juros, em determinados momentos.
O cartão de crédito também está sempre disponível – quando não consome o limite todo -, para que o usuário consiga comprar produtos na hora, mesmo que não tenha um tostão na carteira ou no cartão de débito, só que isso pode ser perigoso.
Perigos do cartão de crédito
Por causa da flexibilidade e da comodidade que ele disponibiliza, algumas pessoas acabam gastando mais do que arrecadam, ou seja, se descontrolam financeiramente.
Boa parte da população com altos limites de crédito no cartão acabam não percebendo que estão fazendo uma avalanche no próprio dinheiro. Isso acontece porque acabam gastando o limite sem perceber que a conta vem.
Se a pessoa não possui um planejamento financeiro, os riscos de entrar no vermelho pelo uso recorrente do cartão de crédito podem aumentar. Portanto, caso você ainda não tenha uma educação financeira adequada, passe a tê-la para usar o cartão com responsabilidade.
Como usar o cartão de crédito sem entrar no vermelho?
Você deve observar uma série de fatores para que isso não aconteça. Se seguir nossas dicas, você vai aumentar suas chances de sucesso ao usar o cartão de crédito.
1 – Estabeleça um limite
Esse limite deve ser seu teto para compras no cartão de crédito. O ideal é que seu limite parcelado e o total no cartão de crédito sejam uma pequena parte parte dos seus rendimentos totais mensais.
Faça anotações das suas compras para poder fazer o controle de gastos e fique de olho na fatura em tempo real, sempre que comprar alguma coisa para não extrapolar o seu planejamento.
2 – Tenha cuidado com as compras por impulso
As compras desnecessárias ou por impulso podem atrapalhar o seu fluxo de gastos e, consequentemente, seu planejamento financeiro. Todo gasto no cartão de crédito deve ser feito com cautela e de forma organizada, que caiba dentro do seu orçamento.
Em meio ao avanço tecnológico, os e-mails, os e-commerce e as redes sociais nos enchem de ofertas e promoções. Recomendo que você descarte as ofertas que não são importantes para você ou que te façam ter impulso de compra.
Mas se você acabar colocando aquele produto no carrinho de compras pense direitinho:
- Veja se precisa do produto;
- Se é algo emergencial;
- Entenda se ele cabe no seu orçamento e está dentro do limite estabelecido;
- Liste pelo menos três motivos reais na sua cabeça, do porquê você deve adquiri-lo.
3 – Parcelamentos podem ser perigosos
Se possível, sempre compre à vista. Geralmente, ficamos animados em ver um produto caro sendo parcelado em diversas prestações. Porém, além de comprometer o limite do cartão, para uma eventual emergência, você compromete parte da sua renda a longo prazo e isso não é legal.
O ideal é guardar dinheiro e criar uma reserva para comprar um produto por vez. Além de garantir um valor na conta para emergências, você terá mais segurança para não se endividar.
4 – Pague no dia certo!
Pagar o cartão na data certa, além de te deixar com o nome limpo na praça, ajuda a evitar juros e multas.
Programe o vencimento da sua fatura para a mesma data ou de poucos dias após o recebimento do seu salário para não perder o prazo de pagamento. Pode ser uma boa ideia programar o pagamento em débito automático, porque assim você não corre risco de gastar o dinheiro e não pagar a fatura.
5 – Anuidades e benefícios
Boa parte das empresas de cartão de crédito oferecem bônus, benefícios e até pontos acumulados que podem ser trocados por passagens aéreas e produtos.
Em determinadas empresas, os benefícios dos cartões variam de acordo também com o valor da anuidade e as opções bônus. Caso você não pretenda utilizar determinados benefícios, não compensa estar pagando por um produto que você não vai solicitar.
6 – Busque os créditos que satisfaça as suas necessidades
Seja para evitar problemas ou se você já está passando por um, busque uma opção de cartão de crédito que seja favorável a você.
Hoje em dia, os bancos e instituições financeiras já estão avaliando o perfil do cliente para oferecer a melhor linha de crédito para ele. Se puder, faça uma análise do próprio perfil e renda para conseguir uma linha compatível com você e que te ajude a manter o planejamento financeiro em ordem!
Tenha boas práticas
Seja nos cartões de crédito ou em outras modalidades de consumo, o ideal é que você tenha consciência que precisa manter a educação financeira. Mostramos as dicas para você usar bem o cartão de crédito, sem se prejudicar.
Mas na realidade, se você não tiver um planejamento financeiro adequado, não tem nenhum tipo de cartão ou táticas que farão você ficar com o sinal verde para o mercado. Por isso, organize as suas finanças pessoais urgentemente, antes de adquirir um cartão de crédito.