O trabalhador brasileiro, desde 2019, tem direito ao saque FGTS por meio de uma nova modalidade – o saque aniversário, em que mês de seu aniversário é possível resgatar uma parte do valor.
É uma opção que poucas pessoas conhecem e pouco divulgada, mas que vale a pena, afinal é muito mais seguro ter o controle do dinheiro que você tem direito, do que deixar parado em uma conta do banco. Mas fique tranquilo, vamos esclarecer tudo que você precisa saber para que faça o seu saque FGTS.
Desde o confisco da poupança pelo governo há alguns anos, o risco de deixar dinheiro parado na poupança ou em contas do trabalhador assombra o brasileiro. Afinal, foi uma experiência muito traumática, muitas famílias dependiam daquele valor parado para sobreviver ou para ser utilizado em situações imprevisíveis – a chamada reserva de emergência.
O futuro do Brasil é muito incerto, ainda mais em período eleitoral, não sabemos o que o governo pode decidir daqui em diante e por isso é importante planejar nossas finanças e tomar medidas de proteção. Um dos cuidados que podemos tomar é com o valor disponível no saldo do FGTS, afinal é um direito do trabalhador.
O que é o FGTS?
Todo trabalhador brasileiro com carteira assinada, ao ser contratado, passa a ter uma conta automaticamente na Caixa Econômica, em que todo mês a empresa deposita 8% do valor do seu salário, sem descontar do seu salário. O objetivo do FGTS é resguardar o trabalhador brasileiro.
Portanto, todo trabalhador com carteira assinada ou com contrato formal de trabalho têm direito ao FGTS, assim como as seguintes categorias:
- Trabalhadores domésticos;
- Trabalhadores rurais;
- Trabalhadores temporários;
- Trabalhadores intermitentes;
- Trabalhadores avulsos;
- Trabalhadores safreiros (período de colheita);
- Atletas profissionais.
Esses depósitos mensais são acumulados e formam o saldo FGTS. A conta do FGTS fica no nome do empregado, então é um valor seu!
O valor a que você tem direito pelo FGTS pode ser utilizado, por exemplo, para pagar os empréstimos que você já realizou ou pretende contratar, pagar os juros abusivos do cartão de crédito, realizar investimentos, trocar de carro, realizar uma reforma, dentre outras opções, ao invés de simplesmente ficar parado. O saque FGTS pode te ajudar a colocar suas finanças em dia.
Quando posso sacar meu saldo do FGTS?
O saque do saldo do FGTS pode ser realizado pelo trabalhador nas seguintes situações:
- Demissão sem justa causa, também chamado de saque rescisão;
- Saque por aposentadoria;
- Saque por motivo de doença;
- Saque aniversário;
- Saque imediato
- Aposentadoria;
- Para comprar uma casa própria;
- Morte do patrão e fechamento da empresa;
- Término do contrato de trabalho de um trabalhador temporário;
- Falta de atividade remunerada para trabalhador avulso por 90 dias;
- Idade maior ou igual a 70 anos;
- Morte do trabalhador;
- Doença grave do trabalhador, cônjuge ou filhos.
O saque aniversário é relativamente novo e nem todo mundo conhece essa opção, por isso, muitos brasileiros perdem uma grande oportunidade de ter esse direito viabilizado. Nesse modelo, é possível antecipar uma parte do saque do seu saldo uma vez por ano, no mês do seu aniversário.
Caso opte pelo saque aniversário do FGTS, o trabalhador não tem direito ao saque no caso de rescisão sem justa causa, mas outras opções são resguardadas.
O saque imediato permite ao trabalhador sacar até R$500,00 do seu saldo do FGTS. Portanto, todo trabalhador com conta tem direito a um saque imediato, se tiver saldo disponível, conforme um calendário pré-estabelecido.
Vale a pena fazer o saque do FGTS?
Diante do cenário de incertezas do Brasil e considerando que é um direito do trabalhador, a resposta é sim: vale a pena realizar o saque do FGTS! Afinal, ninguém melhor do que você para saber qual é o melhor destino do seu dinheiro.
Se, por algum motivo, as suas despesas superam sua renda, se você tem algum empréstimo ou dívida, se você tem recorrido aos juros rotativos do cartão de crédito ou suas faturas em aberto, ou mesmo se precisa de algum dinheiro extra para pagar as contas, o valor do FGTS pode te ajudar muito.
Por outro lado, se o endividamento não é o seu caso, o saldo do FGTS pode ser útil para trocar de carro, realizar uma reforma planejar a casa própria ou mesmo realizar aquela tão sonhada viagem.
Como funciona o saque do FGTS?
O primeiro passo é consultar o saldo disponível do FGTS. Mas fique tranquilo, é possível realizar essa consulta sem demoras ou burocracia, no conforto da sua casa, acessando o aplicativo do FGTS, que pode ser baixado pela loja de aplicativos do seu celular ou computador.
Em seguida, você deve autorizar uma instituição financeira correspondente a acessar o seu saldo, para que você consiga realizar o saque. É importante encontrar uma instituição da sua confiança para não cair em ciladas.
Como contratar?
Após autorizar a instituição financeira correspondente, preencha os dados necessários de cadastramento e o valor será disponibilizado para você, sem demoras, ou burocracia. Tudo é feito no conforto da sua casa.
É seguro sacar o FGTS?
Sim, é uma operação muito segura, basta tomar como verificar a idoneidade da instituição financeira, a segurança de dados e pesquisar na internet – no buscador do seu celular ou computador mais informações sobre a instituição financeira e depoimentos de outras pessoas.
Você deve verificar se a instituição financeira tem certificados de segurança e se é uma correspondente autorizada pela Caixa.
Realize agora o seu saque FGTS com segurança!
Não perca essa oportunidade de ter nas suas mãos um valor que é seu por direito.