Imagina que dois homens trabalham na mesma empresa e possuem o mesmo cargo. Os dois vieram da mesma classe social, só que um tem um padrão de vida melhor que o outro. O que tem padrão de vida mais alto, não tem dívidas, já o que tem um padrão mais baixo, está precisando sair do vermelho. Qual seria a diferença entre os dois?
Eles ganham a mesma coisa, sendo que um possui uma renda extra e o outro não. São colegas que possuem o mesmo salário, mas o que vive bem de vida, garante a renda extra todo mês para nunca mais voltar ao vermelho. Uma bela tática, que pode fazer você sair das dívidas também.
Sair das dívidas: o seu nome agradece
Em maio do ano passado, o Serasa divulgou que mais de 62 milhões de brasileiros estavam endividados naquele mês. Não pense que esse cenário mudou muito. Enquanto uns saem das dívidas, outros iniciam as dívidas. É um ciclo do brasileiro, que precisa abrir os olhos o quanto antes.
As dívidas e a inadimplência fazem o consumidor perder o poder de compra e, assim, adiar os seus sonhos de viajar, trocar de carro, comprar algo que tanto deseja ou alcançar alguma realização pessoal que precise de dinheiro.
Isso acontece também porque com o nome sujo na “praça”, os bancos e algumas instituições financeiras viram as costas para o consumidor. Negando créditos e negativando seus cadastros nas redes lojistas. Sair das dívidas é o primeiro passo para quem quer subir na vida.
Como se livrar das dívidas?
A primeira coisa é ter planejamento para isso. Não dá pra simplesmente eliminar uma dívida da noite para o dia, principalmente se for muito alta.
1 – Faça uma lista das dívidas
Respire e anote no papel tudo aquilo que você deve. Faça uma lista do que precisa eliminar. Separe-as por categorias, as que são mais baratas e as que são mais caras. Confira o valor de cada dívida e depois anote o valor final.
2 – Organize seu orçamento
Depois de criar uma planilha com todas as dívidas e os respectivos saldos devedores, liste o seu orçamento atual. Dentro desse orçamento deve ser listado todo o gasto atual e ganhos. É um verdadeiro balanço dos gastos e ganhos no mês, sendo que o salário e as rendas extras também devem ser inseridos. Separe uma parcela do dinheiro líquido e crie metas para pagar uma ou duas dívidas por mês até liquidar toda a dívida.
3 – Corte o que for desnecessário
Separei este tópico porque é um fator muito importante. Muita gente pode economizar determinado valor e acaba gastando com o que não deve. Por exemplo, tem pessoas que são acostumadas a só comer fora, mas isso é um erro se você for uma assalariado.
Isso porque comer fora pode te gerar mais dívidas, em determinadas situações. Tem pessoas que ao invés de gastar R$ 10 reais fazendo a comida em casa, costuma gastar R$ 30 reais na rua, todos os dias. Se fizer as contas, está gastando mais do que arrecada e isso pode ser ruim.
Outra situação é a compulsão por compras. Nada de comprar coisas que você não precisa. Sempre que for comprar algo, faça a seguinte pergunta para você mesmo: eu preciso disso? A partir daí, vai descobrir muita coisa que não precisa, mas queria comprar.
Renda extra pode ajudar sair das dívidas mais rápido
Todo brasileiro é doido por uma renda extra. Se você tem tempo, é uma ótima alternativa para ajudar você a quitar as dívidas ou balancear o orçamento. Buscar uma renda extra não é tão difícil. Com o avanço do digital, é possível encontrar várias opções no mercado para ajudar no orçamento e ganhar aquele dinheiro super bem-vindo.
Para suprir as necessidades básicas e acelerar a quitação das dívidas, buscar as fontes de renda extra é a melhor opção para você, neste momento. O cenário também é de planejamento, pois você precisa colocar na ponta do lápis, o quanto está disposto a trabalhar em jornada extra do seu trabalho e o quanto precisa ganhar para ficar no verde.
Confira abaixo algumas alternativas para você:
Preste serviços para aplicativos de entregue e passageiros
Você possui um carro ou uma moto? Se sim, isso pode servir para você. Uma boa opção para quem está em busca de renda extra é trabalhar para aplicativos de entrega ou de busca de passageiros.
Por exemplo, existem aplicativos de entrega de comida que, se você tiver uma moto, ou até mesmo uma bicicleta, você consegue trabalhar. O bom disso é que você fica em um horário flexível, podendo trabalhar na hora que não estiver no seu trabalho oficial.
Com relação a ser motorista por aplicativo, você vai transportar passageiros e lucrar com isso. Apesar dos preços altos da gasolina no país, os motoristas dizem que ainda compensa fazer o serviço. Inclusive, parte dos motoristas vivem do aplicativo como uma renda extra.
Venda produtos pela internet
Você tem um celular ou um computador? Esses podem ser seus canais de comunicação com o consumidor. Criar uma loja virtual ou até mesmo apenas nas redes sociais pode ser um bom negócio. Vender roupas, artesanato, utensílios para pets e até comida mesmo.
A dica aqui é analisar o mercado, ver suas condições de adquirir o determinado produto para poder vender e oferecer ao máximo número de pessoas. Isso pode ser um bom negócio.
Seja um freelancer
Inscreva-se em plataformas para prestar serviços como um freelancer. Existem dezenas de plataformas com vários serviços disponíveis para você.
Em algumas das vagas oferecidas, você deve ter um conhecimento especializado, como: editar um vídeo, tirar fotos, escrever textos… Mas em outras vagas, não precisa disso. Existe um trabalho dentro das plataformas de assistente virtual, por exemplo, que é para você organizar a agenda de determinada pessoa/empresa, responder e-mails, lembrar de reuniões… Uma infinidade de coisas.
Aulas particulares
Se você for bom em ensinar, uma boa alternativa é passar seu conhecimento para as pessoas. Com a pandemia, o ensino online disparou e você pode fazer isso através da sua casa.
Vamos supor que você seja bom em ensinar matemática ou até coisas mais complexas, que as pessoas gostariam de aprender, essa renda extra pode ser pra você. Além de poder divulgar seus serviços pelas redes sociais, existem plataformas de ensino que também valem a pena.
Uma boa opção, se você souber falar inglês, você pode ensinar pessoas a falarem também. Ou até estrangeiros a falarem português!
Negócio próprio
Abrir um negócio físico ou online é uma boa opção para quem quer dinheiro extra. Seja um negócio como prestador de serviços ou até mesmo de venda. Às vezes, abrir um empreendimento pode gastar menos tempo do que se imagina e você possa conciliar com o seu trabalho atual.
Mas para isso, você precisa de um investimento, como um pontapé inicial. Uma forma de tirar o projeto do papel é apostando em um empréstimo.
Antecipação do Saque-Aniversário do FGTS
Sair das dívidas pode ser mais fácil do que se imagina. Se você tem a carteira assinada e saldo na conta do FGTS, antecipar o saque-aniversário pode ser uma boa para você garantir a renda extra e ainda por cima poder investir em algo que deseja
Por isso eu vou te dar uma indicação…
Sair das dívidas e realizar seus sonhos hoje!
Você não só pode, como tem o direito de ser feliz. As dívidas te distanciam dos teus sonhos. Mas você pode mudar esse cenário em breve.
Vou te convidar a ler o nosso post sobre como antecipar o FGTS, quitar as dívidas e se presentear com a oportunidade de ser livre para voltar a ter crédito na praça e garantir que seus sonhos sejam realizados. Leia já nosso artigo sobre como realizar sonhos antecipando o FGTS!