A antecipação do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ainda é um assunto que causa dúvidas em muita gente, mas o processo é bem simples e rápido para você ter o dinheiro na mão o quanto antes.
O processo pode ser feito tanto pela própria Caixa Federal quanto por outras instituições financeiras. Entenda como funciona, o que é preciso para solicitar e o passo a passo para antecipar o seu!
Como funciona a antecipação de FGTS?
A antecipação do FGTS é um crédito fornecido a partir do seu saldo do FGTS. O Fundo de Garantia é um direito de todo trabalhador em regime CLT e todos que tenham esse saldo podem solicitá-lo em algumas situações.
Uma delas é o saque-aniversário, em que você pode solicitar que no mês do seu aniversário, todos os anos, seja depositado uma parte do seu saldo em sua conta corrente, para usar como quiser.
A antecipação do FGTS é feita justamente a partir desse processo. Em vez de receber apenas o equivalente a 1 saque-aniversário, você pode solicitar até 5 (pela Caixa Federal) ou até 7 (por outras instituições financeiras).
O ponto positivo de antecipar o FGTS é que seu dinheiro pode ser muito melhor aproveitado. Muitas vezes o saque anual pode ter um valor baixo, que acaba sendo gasto “sem perceber” ao pagar contas ou aproveitar para algo corriqueiro.
Ao fazer uma antecipação, você consegue ter um valor maior em mãos, podendo aproveitar muito mais, seja para acertar as contas, comprar algo mais caro ou viajar, de acordo com os seus desejos.
Quem pode solicitar a antecipação do FGTS?
Todo trabalhador em regime CLT tem o direito ao saque a à antecipação do FGTS. Além disso, algumas outras situações também podem utilizar desse direito. Veja:
- Trabalhadores que prestam serviços à empresas com contratos de trabalho, recebendo também os direitos trabalhistas;
- Trabalhadores temporários;
- Trabalhadores rurais;
- Trabalhadores que prestam serviços para várias empresas, mas não possui vínculo empregatício porque é contratado por um sindicato;
- Atletas profissionais;
- Empregados domésticos com assinatura em carteira.
Para solicitar a antecipação, é preciso estar dentro de algumas condições e ter alguns documentos em mãos:
- Ser maior de 18 anos ou emancipado;
- Estar com o CPF regularizado junto à Receita Federal;
- Possuir conta corrente ou poupança;
- CNH com até 5 anos após o seu vencimento;
- Carteira funcional ou passaporte;
- RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) será aceito com até 9 anos após a sua emissão;
- RNM (Registro Nacional Migratório) temporário será aceito até a sua data de vencimento. Diferente do permanente que só será aceito até 9 anos após a emissão.
Como escolher a instituição de crédito?
Como a antecipação é um empréstimo, ela pode ser feita tanto pela Caixa Federal quanto por outras instituições financeiras. Para escolher é preciso avaliar os juros e as condições de pagamento para escolher sua instituição.
Muitas instituições, como a Empréstimo FGTS, acabam tendo condições melhores do que a própria Caixa Federal. Por exemplo, a taxa de juros aqui é de 1%, com antecipação de até 7 saques-aniversários. Por isso, vale a pena conhecer suas opções.
Hoje muitas instituições e outros bancos além da Caixa Federal oferecem essa opção, basta pesquisar as condições em cada um. A Empréstimo FGTS utiliza os serviços do Banco Safra, um dos mais importantes do país, e que oferece ótimas condições de crédito.
Como solicitar sua antecipação de FGTS?
Fazer sua antecipação do FGTS é um processo fácil, rápido e sem necessidade de ir até uma agência bancária. O intuito é ter o dinheiro rapidinho na sua conta, para você aproveitar como quiser.
Veja como fazer sua antecipação do FGTS pela Empréstimo FGTS!
- Faça a adesão ao saque-aniversário do FGTS pelo aplicativo FGTS
O primeiro passo é fazer a adesão ao saque-aniversário pelo aplicativo oficial. Baixe o aplicativo Meu FGTS e faça seu login com os dados da Caixa Federal. Entre na seção de saque-aniversário e faça sua permissão de saque. Seu cadastro precisa estar atualizado no banco.
- Permita que outros bancos consultem seu saldo (Banco Safra, no nosso caso)
Na área de adesão ao saque-aniversário, selecione a opção que permite que outras instituições bancárias possam consultar seu saldo do FGTS.
No caso do empréstimo FGTS, autorize que o Banco Safra tenha acesso ao seu valor de saldo. Só a partir dessa permissão que você conseguirá solicitar a antecipação sem ser diretamente pela Caixa Federal, mas sim com o Empréstimo FGTS.
- Responda SIM no nosso SMS para receber o link com instruções para validação do empréstimo
Agora, a Empréstimo FGTS irá entrar em contato por um SMS. Clique no link enviado para continuar o processo de solicitação e ter mais informações sobre valores, juros e condições de pagamento.
- Escolha os valores e períodos de antecipação
Seguindo com o processo de solicitação, depois de clicar no link enviado, é hora de escolher o valor e os períodos de pagamento. As instruções levarão você até a finalização do pedido, em que você coloca sua conta-corrente onde será depositado o valor.
Os pagamentos são feitos em parcela única e automaticamente, para você não precisar se preocupar todos os meses.
E pronto! No dia seguinte o dinheiro já estará na sua conta, com juros super baixos, segura, rapidez e zero burocracia.
Viu como é fácil? A antecipação do FGTS pode ser o que faltava para você viver com mais tranquilidade ou aproveitar mais a vida sem se preocupar com as finanças. Faça sua simulação de antecipação em nosso site e veja nossas condições!