De alguns anos pra cá, o mundo se transformou. A tecnologia e a vida digital tomaram conta de boa parte da população brasileira e mundial.
Com este cenário no ar, os cartões de crédito se tornaram indispensáveis na vida das pessoas. Isso porque, quanto mais pessoas vivendo no digital, mais compras. E a maneira mais eficaz de comprar alguma coisa na internet é utilizando o cartão de crédito.
Muitas pessoas veem ele como vilão, já outros o veem como famoso mocinho. A realidade é que o cartão de crédito tem suas vantagens de desvantagens. Claro, se a pessoa é descontrolada financeiramente, essa não é uma boa opção.
Você já deve ter encontrado pessoas com o mesmo limite de cartão de crédito de renda, porém alguns no sufoco e outros com tranquilidade. Essa é a diferença da pessoa educada financeiramente e daquele descontrolado nas finanças.
Mas antes de falarmos do cartão de crédito, você precisa ter uma base da diferença dos cartões.
Qual é a diferença do cartão de crédito e débito?
A principal diferença entre as duas modalidades de cartão é a forma a qual movimentam o dinheiro.
Para utilizar um cartão de débito é necessário que você tenha dinheiro dentro da sua conta bancária. Por isso, ele só pode ser usado quando houver saldo na conta. Esse saldo pode ser de recebimentos de salário, cheque especial, transferência de poupança e outros benefícios.
Usando o cartão de débito o usuário não acumula dívidas para pagar no próximo mês, porque o valor que foi pago naquele momento é descontado imediatamente e automaticamente na sua conta.
Já no cartão de crédito possui um limite estabelecido pela operadora do cartão e pelo banco. E o só é permitido que o usuário use este cartão, se existir um crédito pré aprovado.
Diferente do cartão de débito, que ao abrir a conta bancária na agência, você ganha o cartão, o cartão de crédito passa por uma análise.
Para que o consumidor possa ter um cartão de crédito, é necessário que ele passe por todo um análise de crédito, inclusive, nos órgãos de proteção ao consumidor. E caso haja atrasos para pagar a fatura, existirá o pagamento de juros.
Existe também o cartão pré-pago. É como se fosse um cartão de débito, porém não muito convencional. O usuário pode usá-lo para comprar em vários lugares e não precisa de uma conta para isso.
Geralmente, o pagamento desse tipo de cartão é feito na opção cartão de crédito. Mas é necessário que o consumidor coloque valores dentro desse cartão, para que ele tenha saúde e possa ser utilizado.
Quais as desvantagens de um cartão de crédito?
Como tudo na vida, as coisas têm vantagens e desvantagens. Citarei algumas desvantagens do cartão de crédito e vou começar pela principal.
Risco de endividamento excessivo
O descontrole é uma das piores desvantagens de utilizar o cartão de crédito. Infelizmente o brasileiro ainda não tem educação financeira para usar essa modalidade de crédito.
Infelizmente, o cartão de crédito dá o poder ao consumidor, de que ele é uma geração de riqueza, quando na verdade não é. Aquele crédito só está disponível para você utilizá-lo em alguma emergência ou para comprar alguma coisa que precise de imediato.
Fora isso, muitas pessoas costumam não observar que estão fazendo muitas parcelas. Geralmente, elas dizem que não sentem que estão pagando por aquele produto, mas isso é uma grande farsa que está na cabeça dessas pessoas. Você pode estar pagando, inclusive, mais caro.
Além disso, ele não é um complemento da renda como muitas pessoas acham que é. Essa falta de consciência que a população tem e que faz do cartão de crédito ser um vilão por aí. Quando na verdade, as pessoas têm mais culpa do que o próprio cartão.
Fraudes
As fraudes, apesar de facilmente identificadas, ainda existem e prejudicam o usuário do cartão de crédito. Com o passar do tempo, as empresas estão modificando os seus dispositivos de segurança para evitar as fraudes, mas ninguém está livre disso.
Taxas de juros
Outro ponto negativo do cartão são as taxas de juros que são colocadas quando não há o pagamento total da fatura. Estas taxas variam de acordo com a instituição financeira. E este é mais um motivo para o consumidor se programar e não pagar mais do que deveria.
Quais as vantagens do cartão de crédito?
Pode ser usada em uma emergência
Todos nós passamos por momentos difíceis na vida. Nas situações de crises ou algum problema de saúde mesmo, o crédito pode ser utilizado para comprar um remédio ou fazer até algum exame de urgência. Mas lembre-se, ele deve ser pago no mês seguinte ou dividido em parcelas.
Por exemplo, o Murilo tem 24 anos, é solteiro e divide o apartamento com um colega, próximo à avenida Paulista, em São Paulo.
Certo dia, o salário atrasou e ele acabou ficando doente. Foram dois baldes de água fria no mesmo dia. Com muita dor de cabeça e febre, Murilo foi ao hospital. Foi descoberto que ele estava com uma infecção e o médico receitou remédio para que ele tomasse em casa.
Sem dinheiro, ele usou parte do limite do cartão de crédito para poder comprar a medicação. Naquele dia, isso salvou a pele do Murilo.
Aproveitar a oportunidade de comprar um produto, sem o dinheiro em mãos
Essa é uma das principais vantagens do cartão de crédito. Se você tem um, vai dizer que você não foi ao shopping um dia desses e viu a promoção de uma loja que você tanto gosta.
Chegou lá, viu o produto que você tanto desejava por um preço mais abaixo, só que no momento você não tinha dinheiro. Qual foi a alternativa? Comprar o produto no cartão de crédito.
Esse mecanismo do cartão de crédito permite que nós possamos garantir a compra de um produto ou serviço, mesmo sem ter o dinheiro na hora da compra.
Acúmulo de pontos e milhas
Essa opção dada pelo cartão de crédito, vai variar e quais são os benefícios que você passou no seu cartão. Mas sem dúvidas, o fato dele acumular milhas e pontos pode trazer um benefício financeiro.
Por exemplo, se você for uma pessoa que costuma viajar bastante, o acúmulo das meninas pode servir para conseguir descontos nas passagens aéreas ou até adquiridas de graça.
Se você gosta de aproveitar descontos de outros produtos ou determinados benefícios na hora de comprar, o acúmulo de pontos é muito interessante. Depois que você conseguir acumular determinada quantia, você pode usar esses pontos e o outro cara os produtos.
Use o cartão com responsabilidade
Se você tem ou deseja adquirir um cartão, use-o com responsabilidade. Infelizmente, nem todo brasileiro pensa assim. Se pensasse, não teríamos tantos endividados no país.
Quer usar o cartão sem ser surpreendido com a negativação ou ficar no sufoco? Saiba como usar o cartão de crédito corretamente clicando aqui!