Desde que a modalidade de antecipação do Saque Aniversário do FGTS foi liberada para todos os trabalhadores brasileiros, os golpes têm sido cada vez mais frequentes.
Um dos mais recentes é o do Empréstimo FGTS. Trata-se de uma prática fraudulenta realizada por falsas instituições financeiras com o objetivo de acessar os saldos da conta da vítima.
Por isso, é preciso ficar atento para não cair em ciladas! Veja mais a seguir.
Não autorizei, mesmo assim meu saldo foi bloqueado
Se o seu saldo na conta do FGTS foi bloqueado sem a sua autorização, isso pode ser um sinal de fraude ou golpe.
Daí o recomendado é entrar em contato com o correspondente bancário cujo nome aparece no seu extrato ou com a própria Caixa Econômica Federal, responsável por guardar seu saldo do FGTS. Averigue o que aconteceu para entender cada detalhe da operação. Não se esqueça de reunir todas as informações e documentos, como mensagens de app, fotos, prints, comprovantes e gravações de ligações.
Num primeiro momento, seja paciente, converse para que seu saldo seja desbloqueado. Caso não seja resolvido junto à instituição financeira, você deve abrir reclamações nos órgãos responsáveis e, principalmente, no Reclame Aqui, para coletar provas para o resguardem em possível ação judicial.
Propaganda enganosa sobre a taxa de juros
Talvez essa seja a característica mais marcante entre os golpes: o correspondente bancário com o qual você contrata o empréstimo FGTS não deixa claro o valor da taxa de juros.
Se a taxa divulgada é 1,99%, mas no contrato do seu empréstimo FGTS aparece 2,99%, fique atento. Alerta de golpe! Se isso acontecer, também é importante reunir todas as informações, prints das propagandas e documentos para acionar a justiça caso você tenha sido lesado.
O único portal de antecipação transparente do seu FGTS é o saquefgts.com.br. Isso porque, no ato da contratação, você confere todos os dados da sua proposta, disponíveis durante todo o processo de análise para você acompanhar e verificar sempre que precisar. Inclusive, tudo acontece de forma remota e criptografada.
Fui vítima do golpe do FGTS, o que devo fazer
Nesse momento, ser rápido é fundamental. Assim que identificar que alguém fez o empréstimo FGTS em seu nome, sem o seu consentimento, você deve tomar as seguintes providências:
- Registrar um boletim de ocorrência (ou TCO) na polícia civil da sua região;
- Com o boletim de ocorrência, é necessário fazer uma reclamação na ouvidoria do FGTS, na Caixa Econômica Federal;
- Abra uma reclamação no Banco Central através do número 145 ou pelo site da instituição;
- Também abra uma reclamação no Procon local e no Reclame Aqui.
Reforçamos que é importante entrar em contato com o banco ou financeira onde está o débito do empréstimo consignado para registrar a reclamação, pois é direito do consumidor ter acesso a todo o histórico de solicitações.
Não se esqueça: você deve abrir uma reclamação no site Reclame Aqui. O portal recebe reclamações das mais diversas empresas. Nele, você deve escolher qual empresa vai reclamar, daí a empresa te responde proativamente.
Recorrer a ações judiciais é a última alternativa para tentar o ressarcimento ou cancelamento das cobranças. Faça isso apenas se for realmente necessário, pois você já pode conseguir o ressarcimento/cancelamento seguindo os passos descritos acima.
Faça sua antecipação do FGTS com segurança e 100% on-line
Todo trabalhador brasileiro tem direito de antecipar até cinco anos do seu FGTS. A antecipação do FGTS é um direito que vem sendo discutido em projeto de lei desde 2016, mas que foi concretizado apenas em 2020.
A antecipação do FGTS pode ser requerida inclusive por trabalhadores que estejam negativados, com nome sujo ou com restrição no SPC ou Serasa.
Você pode entender como funciona a antecipação do FGTS que lhe permite sacar até cinco parcelas do seu saque aniversário do FGTS mesmo estando empregado. Para entender mais, clique aqui.
Se você quer fazer a antecipação do seu FGTS de maneira on-line e 100% segura, basta preencher o formulário aqui para solicitar a antecipação hoje mesmo. Em até 48 horas, o dinheiro estará na conta que você escolher, pronto para ser usado como você quiser.