O Fundo por Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), é um dos benefícios garantidos ao trabalhador que mais gera dúvidas, tanto sobre a forma de funcionamento, como é calculado e principalmente, como pode ser direcionado o seu uso.
Sendo um direito trabalhista efetivado por lei e obrigatório para todos os celetistas, o FGTS veio como uma forma de resolver pendências no setor financeiro e possibilitar que o trabalhador adquira bens, móveis ou imóveis, que visem melhorar sua condição de vida.
Todavia, mesmo com os conceitos gerais e com as explicações passadas para os beneficiários, o FGTS não deixa de gerar dúvidas, principalmente após as renovações em relação ao seu uso, como a antecipação do saque aniversário a partir de parcelas.
Assim, entender como usar o FGTS de maneira consciente, sem entrar em prejuízos e afundar em dívidas, sabendo usufruir dos seus benefícios como a liberação antecipada, é fundamental para que entenda essa garantia e saiba como utilizá-la a seu favor.
Por isso, hoje vamos te mostrar formas inteligentes e que trazem solução ao usar o FGTS, de forma que você consiga ver o seu dinheiro render ou então saia de alguma situação emergencial, podendo desfrutar de uma vida financeira mais leve e correta.
FGTS: o que é e por que foi criado?
Com a necessidade de garantir mais direitos trabalhistas e uma segurança para o trabalhador que foi demitido sem justa causa, o FGTS foi instituído pela Lei 5.107/66 em prol de gerar estabilidade para aqueles que ficassem 10 anos sem conseguir emprego.
Com a Constituição em 1988, algumas regras mudaram e atualmente o FGTS atua como uma reserva financeira, uma poupança criada para todos os trabalhadores por CLT, além de rurais, intermitentes, temporários, atletas, empregados domésticos, entre outros.
Assim, visando formar esse dinheiro extra, todo mês são feitos depósitos de até 8% do salário bruto do trabalhador na sua conta do FGTS, normalmente no início do mês, facilitando a organização e a visualização do valor que vai se acumulando.
Ainda que baixo, o FGTS gera rendimentos e passa por correções monetárias, seguindo certos critérios. Por fim, trabalhadores afastados por férias, licença médica ou outras situações, continuam recebendo os depósitos normalmente.
Dessa forma, é gerada uma garantia em dinheiro para que o trabalhador tenha dinheiro rápido e fácil, capaz de auxiliar com as dívidas, servir como emergência e ainda possibilitar a conquista dos sonhos com muita simplicidade e segurança.
Formas de usar o FGTS de maneira consciente e aplicada
Seja com a liberação completa pelas situações aprovadas, seja pela antecipação do saque aniversário, usar o FGTS permite aplicar seu dinheiro de várias maneiras, evitando o gasto por impulso e direcionando de forma efetiva o seu tão sagrado dinheiro.
Para isso, é necessário definir prioridades e entender qual área da sua vida mais precisa de investimento no momento e assim, definir oportunidades inteligentes para você e sua família ao usar o FGTS com cautela, praticidade e sabedoria.
Acabe com as dívidas
Nada melhor que antes de aproveitar o seu dinheiro, ter todas as contas em dia e evitar dores de cabeça! Por isso, usar o FGTS para sair da inadimplência, pagar aquela fatura atrasada e ainda amortizar dívidas, é uma excelente forma de aplicação.
Com quase 64 milhões de brasileiros inadimplentes em 2022, negativados e com dívidas consideráveis, usar o FGTS e pagar suas dívidas, definindo qual pagará primeiro, as prioridades e descontos, sem dúvidas mudará o rumo da sua vida financeira.
Assim, coloque no papel todas as dívidas pendentes, contas atrasadas e empréstimos feitos para que entenda a ordem prioritária e possa apagar de vez do seu histórico de gastos toda e qualquer fatura sem pagar, trazendo novamente paz e inteligência para o seu bolso.
Tenha renda de emergência
Agora, caso não tenha dívidas ou as tenha quitado e ainda sobrou um valor, usar o FGTS para a criação de uma renda emergencial é fundamental, já que possibilita guardar o dinheiro para situações mais precisas e que não se pode prever no momento.
Passar por problemas médicos, gastos inesperados e outras despesas pode afetar qualquer um a qualquer tempo, sendo necessário ter sempre um valor separado, quando puder, para cobrir eventuais despesas. Assim, usar o FGTS aqui é muito inteligente e tranquilizador.
Invista o seu dinheiro
Outra alternativa é usar o FGTS na forma de investimento a longo prazo, aplicando o valor em algo rentável e que afasta a possibilidade de renda emergencial e preocupações com ausência financeira inesperada.
Como atua com juros compostos, os investimentos a longo prazo podem gerar alta rentabilidade e possibilitar ganhos ainda que tenham sido feitas aplicações moderadas. Ainda, quanto mais cedo começar, mais rápido verá os resultados e o retorno financeiro.
Comece a empreender e invista no seu futuro!
Por fim e uma das mais importantes, usar o FGTS no empreendedorismo, além de possibilitar complemento da renda e até mesmo seu aumento, possibilita realizar seus projetos pessoais e cada vez mais alcançar seus sonhos, metas e objetivos.
Nesse caso, usar o FGTS em investimento iniciais, na abertura de empresas e pequenos negócios, é ideal para promover giro econômico e começar a traçar as necessidades, retornos e desejos buscados, além de buscar sempre um estudo do mercado referente.
Além disso, o empreender não se limita apenas aos negócios, sendo muito bem aplicado quando direcionado à educação, possibilitando que aprimore seus conhecimentos e assim, consiga cada vez mais oportunidades e consequentemente, dinheiro e conforto financeiro.
Saiba mais sobre como usar o FGTS de forma inteligente!
As dicas de hoje foram apenas uma introdução do mar de possibilidades que você pode conseguir ao usar seu FGTS de forma correta, consciente e dinâmica.
Não perca tempo e acompanhe as várias formas de usar seu dinheiro com inteligência e garantindo cada vez mais retorno, possibilidade e conforto na sua vida financeira!