O cotidiano do brasileiro não está fácil. Diariamente, ele recebe a notícia que o produto X aumentou o preço e o Y dobrou de valor. É complicado viver assim, né? Para quem deseja realizar sonhos, ter mais liberdade financeira, a jornada se tornou mais difícil.
Com o volume de produtos tendo os seus preços aumentados, os juros crescendo e as dívidas da população também, a trilha para quitar os débitos, comprar o que tanto deseja e viver uma vida mais leve se torna mais árdua, mas não impossível de acontecer.
Mesmo com essa crise econômica que assola o país e muitas nações, o brasileiro pode usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para solucionar esses problemas e para muitas outras coisas também. É só usar com consciência e estratégia para chegar onde precisa.
Antes de te explicar como conseguir sacar parte do seu FGTS, vamos mostrar as maneiras que você pode usar esse fundo de forma mais inteligente.
Como usar o FGTS com inteligência?
Independente do valor que você vai usar do seu FGTS, é necessário que você pense no que vai fazer, antes de sacar a quantia.
Infelizmente, algumas pessoas simplesmente pegam o dinheiro e usam sem sentido. Gastam de forma exacerbada, compulsividade e sem limite algum.
O ideal é que você determine as prioridades antes de efetuar o saque. Após determinar as metas, observa as oportunidades que pode usar o FGTS, seja para pagar os débitos ou comprar o que tanto desejava e não conseguia renda suficiente para isso.
Veja qual é a melhor opção para você e se está no melhor momento para fazer isso.
Pague suas dívidas
Em 2021, mais de 63 milhões de brasileiros estavam inadimplentes ou com o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito.
Esse momento para estas pessoas, seria um dos melhores para utilizar o FGTS e dar adeus às dívidas, que estavam acumulando juros.
Se você possui muitas dívidas e deseja sacar o FGTS para pagá-las, observe-as com uma hierarquia. Ou seja, veja qual é a mais importante, qual está gerando mais juros e precisa ser paga primeiro.
Mas também é importante olhar o valor. Se o seu objetivo foi sacar o FGTS para pagar mais de um ítem e comprar algum produto, crie uma estratégia para conseguir, ao menos, eliminar partes dos débitos e ir negociando o restante para evitar ficar no vermelho.
Muitas empresas, hoje em dia, criam canais de negociações diretamente com o cliente, a fim de que ele possa ter descontos específicos, caso tenha atrasado alguma dívida.
Com organização, quitação das dívidas, vai poder respirar um ar mais puro, longe dos débitos e colocar a vida financeira em ordem.
Crie uma reserva financeira
Caso você não tenha débitos, neste momento, e deseja criar uma reserva de emergência, usar o FGTS também é uma ótima alternativa. Criar uma reserva pode ser uma ótima escolha, porque não podemos prever o futuro.
Às vezes surgem imprevistos de saúde, problemas na família, desemprego, entre outras situações que podem nos tirar o sono. Mas quando se tem uma reserva, esse cenário muda.
Se surgir algo que você precise comprar, de uma forma emergencial, uma reserva financeira também pode ajudar nesse momento e você não vai precisar parcelar as suas compras de emergência, criando assim mais dívidas.
Com a reserva, você também pode investir o dinheiro, em investimentos de baixo risco, com a intenção de obter um retorno maior e deixar seu dinheiro rendendo.
Faça investimentos
Uma alternativa é investir o dinheiro do FGTS em algo que venha render a longo prazo. Apesar dessa forma ser uma opção, não descarte a ideia de criar uma reserva financeira, como falamos no tópico anterior.
O interessante é que quanto tempo mais aplicado o dinheiro, maior será o retorno. Se você for uma pessoa paciente, que pode esperar o dinheiro render e deseja fazer isso, esse tipo de investimento pode ser uma boa para você.
Faça uma aposentadoria privada
Algo que vem atraindo bastante os brasileiros que desejam ganhar mais, do que o teto da aposentadoria, é criar uma aposentadoria privada na sua instituição bancária de preferência.
Mas antes de usar o FGTS para fazer uma aposentadoria privada, veja quais são as vantagens oferecidas pelo banco, previamente. É preciso tomar certos cuidados antes de decidir isso. A ideia é que você não tenha problemas e garanta uma aposentadoria tranquila.
Saia do aluguel
Isso mesmo, você pode usar o seu FGTS também para dar uma entrada legal em um apartamento, casa ou imóvel de sua preferência. Você não pode usar o FGTS para construir um terreno, por exemplo, mas pode utilizar o mesmo para a construção de um imóvel.
Desta forma, o FGTS pode ser utilizado como uma entrada para financiar um imóvel ou quitar parte da dívida do seu financiamento.
Abrir um negócio
Sempre quis empreender? Tá aí uma oportunidade que o FGTS pode te proporcionar. Começar um negócio é uma forma de ter sabedoria na hora de investir o seu saldo do FGTS.
Porém, não esqueça. Planeje e faça um estudo de mercado antes de montar o seu negócio. Utilize o seu FGTS com segurança.
Como sacar o FGTS?
Existem algumas formas de sacar o FGTS. Na maioria delas, é necessário que o beneficiário seja demitido sem justa causa, término do contrato de trabalho, utilização para casos emergenciais de saúde, entre outros pré-requisitos.
No entanto, há uma maneira de você sacar o seu FGTS, mesmo que não se enquadre em nenhuma dessas situações, bastando apenas que você seja um trabalhador. Gostou da ideia?
Estou falando da antecipação do saque-aniversário do FGTS. Essa modalidade de saque acontece no mês de aniversário do portador do FGTS. Porém, ele pode ser antecipado em até 7 anos!
Imagina a quantidade de coisas que você pode fazer com esse dinheiro. As possibilidades são variadas e você viu o leque de opções para você utilizar o seu FGTS de forma inteligente.
Para saber mais sobre o seu FGTS, no nosso blog existem diversos conteúdos acerca do assunto que podem te ajudar a melhorar a sua saúde financeira, entender melhor sobre as funcionalidades e benefícios da antecipação do saque-aniversário!